segunda-feira, 23 de abril de 2012


Campanha Orgânica e Sustentável é tema de encontros nas cidades-sede da Copa 2014
Campanha Orgânica e Sustentável é tema de encontros nas cidades-sede da Copa 2014
Para incentivar a produção e o consumo consciente de produtos orgânicos e sustentáveis, nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Secretaria da Agricultura familiar (SAF), inicia, na próxima semana, reuniões para articular parcerias com atores locais para a Campanha Copa Orgânica e Sustentável, prevista para ser lançada no final de 2012.
O coordenador do Núcleo Temático e diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da SAF/MDA, Arnoldo de Campos, destaca que as reuniões nas cidades que vão sediar o evento  ajudam a propagar a Campanha e seu conceito de consumo consciente. “Essa participação dos produtos orgânicos e sustentáveis promove uma relação entre oferta e demanda. O objetivo é engajar os atores locais para mobilizar a oferta, mostrar a capacidade de abastecer vários mercados e rede hoteleira com produtos sustentáveis durante a Copa de 2014. Além disso, a campanha quer sensibilizar o consumidor para uma demanda de consumo consciente, preocupado com a saúde, com o meio ambiente e com a origem do produto”, explica Campos.
O Rio de Janeiro é o primeiro estado a sediar a reunião. Além de buscar parcerias para a Campanha, o Ministério vai apresentar o Projeto Talentos do Brasil Rural, criado com o objetivo principal de qualificar a oferta de empreendimentos da agricultura familiar para abastecimento de hotéis, bares e restaurantes das cidades-sede nas áreas de artesanato, alimentos e bebida, amenities  - cosméticos - e na oferta de serviços, preparando a propriedade familiar para o recebimento de turistas.
O encontro, está marcado para a próxima terça-feira (24), no auditório da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Av. General Justo 171, 2º andar, em frente ao aeroporto Santos Dumont. A campanha, coordenada pelo MDA por meio do Núcleo Temático Copa Orgânica e Sustentável, foi criada para promover a inclusão de produtos orgânicos e sustentáveis no varejo, em hotéis, bares, restaurantes, lanchonetes, lojas e locais turísticos durante a Copa no Brasil.
A reunião vai contar a presença de representantes do Sebrae, empreendimentos da região e potenciais parceiros locais, como o Governo do Estado, Secretarias do Meio ambiente, do Turismo,  Superintendências do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), Incra, instituições de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), associações e cooperativas da agricultura familiar, Associação Brasileira da indústria de Hotéis (ABIH), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), representantes do comitê da Copa local, entre outros de interesse do estado.
Os próximos encontros estão confirmados para acontecer no mês de maio nas cidades de Salvador, Fortaleza, Natal, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Cuiabá, Manaus, Brasília, Recife.
Campanha de consumo consciente
A Campanha Copa Orgânica e Sustentável iniciou suas atividades em 2011, quando o MDA, em parceria com outros ministérios, instituições governamentais e não-governamentais e iniciativa privada, se reuniram para tratar de temas como as oportunidades e os impactos sociais, ambientais e econômicos decorrentes da inclusão de produtos orgânicos e sustentáveis no varejo e nos setores da gastronomia e turismo durante a Copa de 2014 no Brasil.
Estima-se que a Campanha vai beneficiar cerca de 400 mil famílias de agricultores familiares, povos tradicionais, extrativistas, ribeirinhos e quilombolas. "Queremos levar para a Copa de 2014 valores de responsabilidade ambiental e sustentável, além disso, gerar renda para as famílias do meio rural que utilizam práticas sustentáveis de produção”, esclarece Campos. A meta é garantir a promoção durante a Copa do Mundo de 2014 de produtos orgânicos, da sociobiodiversidade, com o Selo da Agricultura Familiar (SIPAF), produtos do comércio justo e solidário e com Indicação Geográfica (IG). Dentre as diretrizes sustentáveis da Campanha está a valorização e ajuda para promover e proteger a biodiversidade brasileira, incentivar o consumo de produtos orgânicos e sustentáveis, promover o ecoturismo nos biomas do país, incentivar e alavancar negócios verdes, fomentar a sustentabilidade ambiental com inclusão social, construir estádios dentro de um conceito de sustentabilidade, entre outras.
Nove câmaras temáticas foram criadas com a finalidade de apoiar e propor políticas públicas com soluções técnicas eficientes e transparentes em cada área fundamental à realização da Copa. Uma delas é a Câmara de Meio Ambiente e Sustentabilidade (CTMAS), que conta com cinco núcleos temáticos de projetos articulados em nível nacional, são eles: Certificação de Construção Sustentável das Arenas; Mudanças Climáticas; Parques da Copa; Resíduos de Reciclagem, e, Copa Orgânica e Sustentável.
O projeto Talentos do Brasil Rural se insere neste contexto apoiando a ideia da Campanha ao qualificar a oferta da agricultura familiar. O objetivo geral do projeto é inserir produtos e serviços do segmento no mercado turístico, agregando valor à oferta turística brasileira. O Talentos do Brasil Rural é uma parceria entre os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Turismo (MTur), do Meio Ambiente (MMA), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento (GIZ) do Meio Ambiente (MMA), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento (GIZ).
Mercado de orgânicos no Brasil
O mercado anual de produtos orgânicos do Brasil passa dos R$ 400 milhões, com crescimento aproximado de 20% ao ano. No Brasil, a produção orgânica é uma atividade que se encontra em franca expansão entre agricultores familiares  e assentados da reforma. De acordo com o último Censo Agropecuário, existem hoje 90 mil  produtores brasileiros, deste total, 90% são agricultores familiares agroecológicos ou orgânicos.

Nenhum comentário: