Acordo de cooperação viabiliza pesquisas na agricultura familiar
A Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (FAPERN) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (SEDRAF) assinaram, na manhã desta segunda-feira (24), o termo de cooperação de investimento em pesquisas da agricultura familiar. Os primeiros projetos e pesquisadores serão selecionados através dos editais 03/2022 e 04/2022.
As inscrições para os processos seletivos referentes aos editais, que se propõem ao preenchimento de seis vagas relativas a bolsas de pesquisa e seleção de quatro propostas no âmbito da pesquisa e inovação para agricultura familiar, estão abertas até 1º e 6 de novembro, respectivamente.
De acordo com a diretora-presidenta da FAPERN, Lúcia Pessoa, a Fundação fará um investimento total de R$ 966 mil, em bolsas e custeio a pesquisas, a partir do Fundo Estadual de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNDET).
“A FAPERN, com o objetivo de dar continuidade ao desenvolvimento das pesquisas científicas e tecnológicas, abre, agora, mais dois editais que estão focados na agricultura familiar. Essa parceria com a SEDRAF resultará na modernização dos processos da secretaria”, esclareceu a professora Lúcia Pessoa.
O Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar, Alexandre Lima, destacou os objetivos dos editais que foram abertos na última sexta-feira (21). Para ele, os projetos e pesquisadores que serão selecionados irão contribuir com a execução das políticas estaduais, voltadas à ampliação da oferta de alimentos saudáveis no estado.
“O acordo de cooperação vai viabilizar um investimento total de mais de R$ 2 milhões, em 30 meses de duração, para fomentar a pesquisa e a inovação para o fortalecimento da agricultura familiar no Rio Grande do Norte”, assegurou o secretário.
Os editais abertos buscam apoiar projetos de pesquisa que se baseiam na temática: “Construção de segurança hídrica e sistemas agroalimentares sustentáveis”, bem como selecionar propostas de pesquisa para desenvolver ações da SEDRAF que visam o desenvolvimento da agricultura familiar, para se somarem às ações já em execução.
Os interessados em participar da seletiva devem acessar os editais que estão disponíveis no site da FAPERN e realizar a submissão das propostas até a data limite prevista no edital, junto aos documentos obrigatórios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ajude o nosso Blog.