domingo, 21 de agosto de 2022

 

O mapa da produção de laranjas no Brasil

   

Os maiores produtores brasileiros de laranja são os estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul que lideram a lista. Os paulistas são responsáveis por 77% da produção brasileira, com a predominância de sua produção para destinação às indústrias de suco, diferentemente da produção no estado do Rio de Janeiro, que é essencialmente para consumo de mesa.

Mas o Rio de Janeiro é apenas o 12º maior produtor de laranja do País, de acordo com dados de 2020 do IBGE. Os números de 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a produção de laranjas foi de quase 24 mil toneladas em dez municípios do estado – incluindo Tanguá, Araruama, Rio Bonito e Itaboraí –, com área colhida total de 3.478 hectares, em 1.133 estabelecimentos rurais. Os três maiores produtores foram Tanguá (6.379 toneladas), Araruama (5.845 toneladas) e Rio Bonito (4.643 toneladas). Quase a totalidade da produção de laranjas da região de Tanguá é destinada para o consumo direto, ou seja, o consumo de mesa, e não para produção de suco.

O rendimento médio de produção de 12,25 toneladas por hectare (t/ha) dos municípios fluminenses, no entanto, foi bem inferior aos rendimentos médios dos estados do Paraná (37,08 t/ha), São Paulo (34,25 t/ha) e Minas Gerais (25,95 t/ha). Além disso, o rendimento médio no estado do Rio de Janeiro também está abaixo da média nacional, que é de 15,11 toneladas por hectare.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude o nosso Blog.