segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Praga de algodoeiro também ataca canteiros de hortaliças

O percevejo manchador se reproduz em hospedeiros alternativos, como matos, jardins, plantas silvestres, hortaliças e olerícolas



percevejo-praga-algodão (Foto: Kessyane Lunas)
Pertencente à família Pyrrhocoridae, o percevejo manchador faz parte do gênero Dysdercus spp, que é considerado praga na cultura do algodoeiro. A reprodução desses insetos ocorre – e mais intensamente em períodos de maior umidade e nebulosidade – o ano todo em hospedeiros alternativos, como matos, jardins, plantas silvestres, hortaliças e olerícolas. Os ovos brancos, ou de cor alaranjada, podem ser depositados em fendas no solo, gravetos e coletos das plantas (base do caule junto ao solo).
As formas jovens (ninfas) possuem coloração avermelhada e mantêm-se unidas. Os adultos medem cerca de 15 milímetros de comprimento e têm asas que variam entre amarelo, laranja, vermelho e castanho-claro a escuro, com três linhas brancas. Não produzem danos significativos em plantações, porém o controle pode ser feito com inseticidas domissanitários, respeitando o prazo de carência no uso em hortas. No caso de controle biológico, recomenda-se o fungo entomopatogênico Metarhizium anisopliae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude o nosso Blog.