IMPACTO DIRETO
Tecnologia pode fazer diferença na comercialização da safra
Nos Estados Unidos, mercado de grãos já é online
Alguns produtores
ainda se negam a se atualizar e se mantém com os velhos hábitos de
anotar no caderninho e ligar através do telefone fixo. Mas a mudança
para um smartphone com acesso a internet com vários aplicativos pode
significar um valor mais alto pelo grão vendido.
O contato com corredores, cooperativas ou
planta de processamento pode ser feito de forma mais rápida e barata,
sendo por mensagem SMS ou WhatsApp. Além disso, a consulta aos preços
não precisa ser feita por telefone, mas sim pelos sites das empresas.
Nos Estados Unidos, já existem aplicativos de celular que listam os
preços pagos ao produtor por empresa, distância e forma de pagamento
dando agilidade à decisão.
Para alguns especialistas, os produtores
mais velhos podem pedir ajuda às novas gerações para atualizar os
métodos de trabalho. "Alguns produtores com mais de 70 anos não estão
querendo passar as decisões de comercialização para as novas gerações. É
normal que tenham mais dificuldade, mas precisam pedir ajuda", disse
Jason Britt, presidente da Central States Commodities, em Kansas City,
no Missouri.
Já existe o caso do site grainhedge.com,
que permite a venda de grãos online. A empresa de Montana fornece um
serviço ao produtor que lhe possibilita vender o grão a partir de um
celular ou tablet dentro da cabine da colheitadeira, sem perder tempo.
Para Kevin McNew, presidente da empresa,
os produtores podem fazer mais coisas sem assessoria externa. "Nos
últimos 20 anos, a tecnologia evoluiu muito e muitos produtores não
precisam mais da assessoria de um corretor", afirmou McNew em entrevista
à revista Successful Farming.
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