Etanol de milho será o próximo combustível do seu carro
Produção do cereal no Brasil deve superar a de soja nos próximos dez anos.
Até recentemente,
produzir etanol a partir do milho, dadas as vantagens competitivas da
cana-de- açúcar, parecia apenas uma esquisitice americana, impensável na
realidade do agronegócio brasileiro. Nada como uma safra atrás da outra
para tudo mudar.
No atual ciclo, o Brasil deve colher pela
primeira vez quase 100 milhões de toneladas do cereal em um movimento
ascendente que, segundo a Embrapa, não tem volta. A Empresa de Pesquisa
Agropecuária projeta que, em 10 anos, o volume de milho produzido no
país deverá, inclusive, superar o de soja.
“Até pela necessidade de rotação de
cultura entre milho e soja, que é um casamento perfeito, a tendência é
de termos uma oferta muito grande de milho pelos próximos anos. Isso
impulsiona toda uma indústria de aves e de suínos, além de viabilizar o
uso do milho para gerar combustível”, diz Luiz Carlos Corrêa Carvalho,
presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag).
Carvalho observa ainda que o processo de
produção do etanol de milho gera o DDG (grãos secos por destilação, em
inglês), uma opção de qualidade para ração animal. “É toda uma nova
agregação de valor quando o milho começa a ganhar escala no Brasil.
Daqui para frente a produção de milho para etanol e de soja para
biodiesel vai deixar as cadeias de grãos e combustíveis cada vez mais
interligadas”, afirmou Carvalho durante o 16º Congresso Brasileiro do
Agronegócio, que acontece em São Paulo.
A produção de etanol de milho no país
ainda acontece de forma esporádica, em usinas do tipo flex. A realidade
muda a partir do próximo dia 11, quando a FS Bioenergia inaugura em
Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, a primeira usina de etanol feito
exclusivamente de milho. Uma vantagem estratégica do cereal é a
possibilidade de estocagem, o que não acontece com a cana-de-açúcar, que
exige processamento em um prazo de 24 horas.
Na análise do presidente da Associação
Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, o uso do milho
para fazer combustível é um caminho interessante para aproveitar os
excedentes de produção, ajudando a evitar a pressão dos preços para
baixo, “o que sempre é ruim para o produtor”.
Na 16ª edição, o Congresso Brasileiro do
Agronegócio, um fórum que reúne as maiores lideranças empresariais do
setor, teve como lema “Reformar para competir” e dedicou boa parte da
programação a questões políticas que interferem na chamada
competitividade “da porteira para fora”.
No painel sobre a reforma trabalhista, um
dos palestrantes, Almir Pazzianotto, que tem experiência no Executivo
(foi ministro do Trabalho) e no Judiciário (foi ministro do Tribunal
Superior do Trabalho), disse que o importante foi meter “o pé na porta
do tabu de que era impossível mexer na Consolidação das Leis do
Trabalho”.
A reforma aprovada, segundo Pazzianotto,
“foi a necessária e possível diante das circunstâncias”. “Mas nós ainda
precisamos de uma revolução trabalhista que adapte as regras ao Século
21. Não podemos ter a pretensão de fazer o mundo se adaptar ao Brasil,
mas o Brasil precisa se adaptar ao mundo. Precisamos de algo que nunca
tivemos, que é uma política para o trabalho”, afirmou.
Novo Macron?
Novo Macron?
Uma parte significativa dos debates focou
na capacidade do atual governo de reunir maioria no Parlamento para
tocar novas reformas, seja a da Previdência, a política ou a tributária.
O consenso foi de que há muito pouco tempo até que a própria discussão
perca sentido, atropelada pelo processo eleitoral.
Para o jornalista Carlos Alberto
Sardenberg, que fez a palestra inaugural do congresso, o Brasil vive um
momento político em que “o velho foi destruído, mas ainda não se sabe o
que será o novo”.
O diretor da Abag Christian Lohbauer diz
que as condições favorecem o surgimento de uma variante tupiniquim de
Emmanoel Macron, nome desvinculado da política tradicional que ganhou a
eleição francesa com um discurso realista, deixando clara a necessidade
de reformas.
“Vai governar o Brasil em 2019 alguém que
ocupará um espaço político que não é nenhum dos extremos que estão
postos hoje. Será alguém com uma visão mais empresarial do mundo, mais
pragmática das coisas, a favor da produção. E vamos chegar a isso não
pelo planejamento nem pelo brilhantismo, mas pelo colapso do modelo
atual”, avalia Lohbauer.
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