quarta-feira, 3 de maio de 2017

EMPARN distribui raquetes de palma forrageira na Região do Trairi



Nesta semana, entre os dias 3 e 5 de maio, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), vai distribuir 40 mil raquetes de palma forrageira das variedades Orelha de Elefante Mexicana e Miúda para agricultores familiares dos municípios de Campo Redondo, Lajes Pintadas e Coronel Ezequiel, sendo 10 mil em cada cidade. Na última quinta-feira, 27 de abril, já haviam sido distribuídas outras 10 mil raquetes para moradores de Jaçanã. As ações acontecem em parceria com o IDIARN, EMATER-RN, Secretarias Municipais de Agricultura e a ASA/Trairi.
A EMPARN coordena e executa no Rio Grande do Norte convênio celebrado com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, que contempla atividades de pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologias voltadas à utilização da palma forrageira como reserva forrageira estratégica para o semiárido nordestino.
Entre as metas do Convênio incluem-se a implantação e acompanhamento de bancos de raquetes sementes de palma forrageira tolerantes a cochonilha do carmim (Dactylopius opuntiae) a fim de repovoar áreas atingidas pela praga e formar barreiras para impedir a propagação oriunda dos municípios com maiores índices de infestação monitorados pelo Idiarn.
A empresa já implantou 24 unidades em diversas regiões do estado com doação de 5 mil raquetes a agricultores familiares indicados pelos Conselhos Municipais, com o compromisso de atuarem como unidades de divulgação e repasse posterior da mesma quantidade recebida a outros agricultores. Esses municípios foram indicados pelo Idiarn por apresentarem alto nível de infestação da cochonilha do carmim.
Nas últimas semanas, a Secretaria de  Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca tem efetuado reuniões com suas vinculadas EMPARN, EMATER-RN e IDIARN, com intuito de incrementar essas ações por meio do Programa Governo Cidadão, onde está prevista a aquisição de 2,76 milhões de raquetes sementes de palma tolerantes a cochonilha do carmim para atender as diversas regiões do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude o nosso Blog.