New Holland testa trator movido a biometano pela primeira vez no Brasil
O modelo T6.140 promete elevar a competitividade da agricultura brasileira com a redução de custos e menor impacto ao meio ambiente Um trator New Holland T6.140 está sendo testado em uma propriedade rural no município de Santa Helena, oeste do Paraná. Nesse primeiro teste será possível verificar a performance do trator movido a biometano em terras brasileiras. A implementação do trator nas propriedades faz parte da estratégia da New Holland como Líder em Energia Limpa.O protótipo já tinha sido testado exaustivamente na fazenda La Bellotta, propriedade rural localizada na Itália, onde pôde ser conferida 40% de economia de combustível em comparação com um trator a diesel. “Com o teste em uma área brasileira, podemos confirmar a autonomia de pelo menos cinco horas da máquina nas condições que os produtores rurais do país trabalham. Também poderemos observar a economia no consumo de combustível”, conta o gerente de Marketing de Produto, Nilson Righi, que coordena o teste.
Capacidade do trator
Com capacidade para armazenar 300 litros de metano comprimido, o T6.140 tem à disposição a estrutura de produção de biometano da propriedade, localizada entre os municípios de Foz do Iguaçu e Cascavel, que já possui parceria técnica com a Itaipu Binacional em um projeto piloto de produção de combustível.André Haacke, dono da propriedade, afirma que, se os testes forem bem-sucedidos, deve haver economia nos custos. “A nossa propriedade tem uma estrutura na produção de biogás, com compressores e filtro, itens fornecidos pela parceria com a Itaipu, além do biodigestor”. A propriedade em Santa Helena tem cerca de 40 hectares, produz milho e aveia para o gado confinado e ainda cria aves para a produção de ovos.
Em fevereiro de 2015 a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) regulamentou o uso do biometano em veículos no Brasil. O combustível é gerado a partir da decomposição de resíduos orgânicos, 100% renovável e tem características químicas semelhantes ao GNV. A regulamentação era aguardada desde 2011, ano em que foram iniciados testes com veículos movidos a biometano no país.
Autossuficiência
O T6 atende a todos os tipos de culturas, em diversas operações na propriedade, o que mostra o grande potencial desse novo modelo no mercado. Além da potência tradicional da linha, o protótipo emite 80% menos CO2 do que com combustível fóssil, característica que vai ao encontro ao modelo de agricultura contemporâneo, em que se produz mais com menor agressão ao meio ambiente.Com a eficiência do trator movido a biometano, a expectativa é de que o agronegócio brasileiro conquiste maior competitividade no mercado, garantindo ao produtor rural mais independência na geração da energia necessária no processo produtivo. Com a autossuficiência em combustível, é possível que ocorra um barateamento do custo de produção.
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