Raça Cariri
A raça Cariri originou-se no Nordeste Brasileiro, encontrando-se em maior número na região semi-árida dos Cariris Paraibanos, daí sua denominação. Segundo informações de técnicos e criadores daquela região, teria ocorrido uma mutação dominante em indivíduos oriundos de rebanhos das raças Santa Inês e Morada Nova cruzados com animais da raça Black-Belle, oriundos da Ilha de Barbados, dando origem a um agrupamento genético caracterizado por uma pelagem definida, além de outros caracteres fenotípicos. Os machos deste agrupamento genético, quando cruzados com fêmeas de qualquer pelagem de qualquer raça de ovinos deslanados, transmitem o seu fenótipo aos descendentes deforma consistente.
São ovinos deslanados, de pelagem típica (Figura 22) e definida. Mochos em ambos os sexos. Porte de médio a grande; os machos adultos pesando de 70 a 90 kg, e as
fêmeas de 40 a 50 Kg. De aptidão mista: carne e pele, fêmeas muito prolíferas,
ocorrendo partos múltiplos com freqüência, boa aptidão materna, com boa produção leiteira e criando muito bem, são animais muito rústicos, adaptando-se bem ao semi-árido, onde ocorrem longos períodos de estiagem.
Possui cabeça mocha, tamanho médio, proporcional ao corpo; perfil nasal semi-convexo; olhos bem separados; chanfro largo, de conformação afunilada. Mucosas nasais escuras.
Orelhas de tamanho médio, implantadas firmemente, com o
pavilhão voltado para baixo; pescoço sempre bem implantado no corpo, curto e forte nos machos, podendo apresentar toalha e brinco, nas fêmeas mais fino e longo, podendo apresentar brinco. Possui linha dorso lombar reta com boa cobertura de
carne. Bom arqueamento de costela; garupa curta, com pouca inclinação, não apresentando angulosidade, sua calda é fina, não passando do jarrete. Deve ter face externa preta, podendo apresentar a ponta branca; membros em aprumados, finos e fortes. Cascos escuros; a pelagem típica é preta, com o ventre e a parte interna dos membros e pescoço branca ou castanha clara; apresenta na cabeça uma linha (lacrimal) desde as bordas oculares até as narinas na cor branca ou castanha clara.
Defeitos que são considerados desclassificatórios:
- Presença de chifres, dorso com cifose, lordose ou escoliose;
- Orelhas pendentes; Perfil ultra-convexo;
- Más formações bucais; Pelagem descaracterizada;
- Aprumos defeituosos;
- Anomalias testiculares (criptorquidismo, hipoplasia, monorquidismo, assimetria).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ajude o nosso Blog.