domingo, 18 de agosto de 2024

 Educação

Mestrado em Extensão Rural pelo Pronera tem início no Vale do São Francisco

Na manhã desta segunda-feira (12), a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizou a aula inaugural do mestrado em Extensão Rural pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), resultado de parceria entre o Incra e a instituição de ensino. O evento ocorreu no auditório do Espaço Plural da Univasf, em Juazeiro, na Bahia.

Composta por 40 alunos provenientes de assentamentos da reforma agrária e comunidades quilombolas, a turma vai utilizar a metodologia da alternância, que intercala períodos de estudo acadêmico com atividades práticas em suas comunidades de origem. Esse modelo permite que o conhecimento adquirido na sala de aula seja aplicado diretamente nas realidades locais, promovendo um ciclo contínuo de aprendizagem.

Uma das estudantes da nova turma, Ana Silvia Ferreira, é um exemplo da importância do Pronera. Assentada desde os quatro anos de idade, ela concluiu sua graduação em História pelo programa e agora retorna para a sala de aula. “Poder me formar e agora realizar um mestrado pelo Pronera é uma grande vitória. A educação muda vidas e mudou a minha”, afirmou, emocionada.

O gestor da Unidade Avançada do Incra em Petrolina (PE), José Cláudio da Silva, ressaltou o impacto do programa ao longo de seus 25 anos de existência. “O Pronera já beneficiou, aproximadamente, 200 mil pessoas, promovendo o desenvolvimento rural sustentável nos assentamentos. É um dos pilares fundamentais da reforma agrária no Brasil”, destacou.

O mestrado do Pronera representa mais um passo significativo no fortalecimento da educação e inclusão social nas comunidades rurais e quilombolas, alinhando-se aos objetivos de promoção da equidade e desenvolvimento da política de reforma agrária.

O programa

O Pronera é uma importante iniciativa criada em abril de 1998 para atender às necessidades educacionais de populações rurais, especialmente aquelas que vivem em assentamentos reconhecidos pelo Incra, quilombolas, e professores que atuam com famílias beneficiárias da reforma agrária.

Vai além da simples alfabetização, oferecendo cursos que incluem desde a escolarização de jovens e adultos no ensino fundamental e médio até a formação profissional, graduação e pós-graduação. O objetivo central é promover o desenvolvimento social dessas comunidades, garantindo que a educação seja uma ferramenta para o empoderamento e a melhoria das condições de vida no campo.

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