domingo, 28 de julho de 2024

 EDUCAÇÃO

Lançado pacto para erradicação do analfabetismo nas áreas de reforma agrária do Nordeste


Lançado pacto para erradicação do analfabetismo nas áreas de reforma agrária do Nordeste

A iniciativa é uma parceria do Incra, MDA, Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foto: MEC

OCentro de Formação Paulo Freire do assentamento Normandia, no município de Caruaru, em Pernambuco, sediou o lançamento do EJA Nordeste – o Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação de Educação de Jovens e Adultos nas Áreas de Reforma Agrária, na tarde desta terça-feira (23).

A iniciativa é uma parceria do Incra e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) – por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), junto com o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Voltado para os nove estados da região Nordeste – Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe – o pacto atenderá 332 municípios. A proposta é alfabetizar 33 mil pessoas de assentamentos, acampamentos e demais áreas de reforma agrária da região, no período de dois anos.

O presidente do Incra, César Aldrighi, ressalta a importância da política pública para as famílias dos assentamentos do nordeste. "Superar o analfabetismo, resulta na democratização do conhecimento e a garantia de que todas e todos tenham acesso a mais oportunidades".

Segundo a gestora nacional do Pronera, Clarice Santos, serão formados 1,9 mil alfabetizadores para atuarem com 1.545 turmas nessas localidades. “Nesta semana estamos capacitando 190 educadores que vão coordenar nos seus estados e nos seus territórios esse processo”, pontua.

Conforme o Censo Demográfico do Brasil de 2022, o Nordeste concentra as maiores taxas de analfabetismo do país. E na zona rural, a taxa de pessoas não alfabetizadas é de 14,7%, ou seja, três vezes mais que a da zona urbana, que é de 4,1%.

“Por tudo isso, esse é um dia importante e histórico para a educação do campo e para a educação brasileira. Para enfrentar o desafio de derrubar a última cerca que impede o povo de ter acesso ao conhecimento, à escola, à leitura, à escrita e à compreensão do mundo como nos ensinou Paulo Freire”, considera Clarice.

Confira quantos municípios serão beneficiados pelo Pronera por estado: 

Estado 

Quantidade de municípios 

Alagoas 

15 

Bahia 

100 

Ceará 

32 

Maranhão 

30 

Paraíba 

38 

Pernambuco 

80 

Piauí 

10 

Rio Grande do Norte 

12 

Sergipe 

15 

Total 


Postado por NOSSA TERRA

332 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude o nosso Blog.