sexta-feira, 3 de maio de 2024

 

Empresas que promovem redução do gás carbono no ambiente chamam atenção de investidores

 

Empresas que adotam medidas proativas para reduzir suas emissões de carbono e promover a sustentabilidade ambiental são percebidas como mais atraentes para investidores e podem se beneficiar de uma vantagem competitiva no mercado. Além de atender às expectativas dos consumidores e da sociedade, as práticas ESG também têm implicações financeiras significativas.

No mundo todo, a neutralização de carbono está emergindo como uma prioridade para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e promover um futuro mais resiliente e sustentável para nós e as futuras gerações. Há uma conscientização cada vez maior do quanto esses gases são prejudiciais ao meio ambiente.

Para se ter uma ideia, o número de companhias que reportam suas emissões de carbono é maior a cada ano. De acordo com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces), 434 organizações publicaram inventário de gases de efeito estufa no ano passado. A quantidade é 42% maior do que em 2022, quando 305 organizações fizeram a publicação.

Este importante dado mostra como as empresas estão tratando o tema. Tais inventários são essenciais para que possa ser feita a neutralização. É com base neles que são planejadas e efetuadas as compensações dos gases do efeito estufa.

Neutralização de carbono refere-se ao processo de compensação das emissões de carbono por meio de atividades que reduzem ou absorvem uma quantidade equivalente de carbono da atmosfera. Isso pode incluir investimentos em projetos de reflorestamento e manutenção florestal, energia renovável ou captura de carbono. A neutralização de carbono é crucial porque ajuda a mitigar os impactos negativos das emissões de gases de efeito estufa, contribuindo para a estabilização do clima global.

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