quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

 

Governos do Nordeste e Ministério da Saúde discutem prevenção e combate à dengue

Gestores discutiram cenário da região e apresentaram ações de enfrentamento que estão em curso

O cenário da dengue no Nordeste foi o foco da reunião entre os gestores da região - Foto: Carmem Felix

O cenário da dengue no Nordeste foi o foco da reunião entre os gestores da região, liderados pela governadora Fátima Bezerra, e o Ministério da Saúde, sob o comando da ministra Nisia Trindade, na manhã desta segunda-feira (26). Atual presidente do Consórcio Nordeste, a governadora do Rio Grande do Norte pontuou a importância do encontro para aproximar os estados e dar coesão no enfrentamento à doença.

 

“Temos que saudar essa iniciativa do ministério em realizar a reunião com o Consórcio, demonstrando o quanto está mobilizado e vigilante. O Nordeste segue em uma situação de controle, contudo os casos continuam crescendo, por isso esse encontro é oportuno e necessário para fortalecer as ações conjuntas. Aqui em nosso estado focamos nas ações preventivas de caráter intersetorial, indo diretamente aos territórios. Logo mais, com o início do ano letivo, vamos reforçar a agenda com a educação nas nossas 586 escolas, ambientes adequados para fazer o chamamento da vacinação e da prevenção contra o mosquito”, disse Fátima Bezerra.

 

O Ministério da Saúde destacou, entre vários pontos, a necessidade de preparação, vigilância e investimento em atenção primária durante o atual momento de enfrentamento à dengue. “O Nordeste tem experiência no manejo da dengue, sabendo da importância de lidar de forma antecipada. Destaco que é muito importante agora ter uma atenção básica preparada. Nosso grande objetivo do momento é evitar que o quadro do Nordeste se agrave e isso é uma responsabilidade de todos”, comentou a ministra Nísia Trindade.

 

Distantes do quadro de alerta que outras regiões do país estão vivendo, os nove estados nordestinos apresentaram as ações em curso e partilharam experiências para evitar o aumento de casos da dengue. “Estamos trabalhando forte com vigilância e na atenção primária. Diminuímos pela metade o número de municípios ‘silenciosos’, que não estavam notificando, pois só a partir da notificação dos casos que podemos agir. Está semana também faremos treinamento e capacitação para criação de salas de hidratação nos municípios, em vistas de evitar a pressão nas portas dos hospitais”, destacou Lyane Ramalho, secretária de Saúde Pública do RN.

 

Participaram da reunião o governador de Sergipe Fábio Mitidieri, a vice-governadora do Ceará Jade Romero, secretárias e secretários e técnicos das pastas da Saúde de Bahia Pernambuco, Alagoas, Piauí, Maranhão e Paraíba, além do Secretário Executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas. Pelo RN, também participaram os secretários Adriano Gadelha (Gestão e Projetos Especiais) e Daniel Cabral (Comunicação) e a coordenadora de vigilância em saúde do RN, Diana Rego.

 

Boletim Epidemiológico

 

O mais recente quadro epidemiológico do Rio Grande do Norte para dengue aponta nesta segunda-feira (26), para 2.245 casos notificados, sendo 383 descartados, 1862 prováveis e 298 confirmados, sem registro de óbito. Nesta segunda-feira, nove pessoas estão internadas com dengue em hospitais da rede pública de saúde do RN.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude o nosso Blog.