segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

 

Oportunidade para o agricultor que deseja produzir e vender nectarinas com novas cultivares

   

Os pesquisadores da Embrapa desenvolveram novas cultivares de nectarina com o objetivo de aumentar o consumo dessas frutas no País. Agora, um edital de oferta pública da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) convoca os produtores interessados em produzir e comercializar mudas de nectarinas.

As novas cultivares são a BRS Cathy que se destaca por ter baixa necessidade de frio, ou seja, ter bom desempenho entre 200h e 250h de baixas temperaturas. Os testes indicam boa adaptação nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. A maturação é precoce, permitindo a colheita no final de outubro e início de novembro na Região Sul do Rio Grande do Sul.

Quanto à produção, pode variar de 15 a 20 toneladas por hectare, dependendo da região e das práticas de manejo do pomar. O fruto tem um formato arredondado, pesando entre 80g e 100g, e possui boa firmeza. Quanto ao sabor, é doce e tem baixa acidez. A película é predominantemente vermelha sobre um fundo creme, enquanto a polpa é branca, exibindo manchas vermelhas.

Já a cultivar BRS Janita têm equilíbrio entre o sabor doce e a acidez, uma característica que os diferencia de outras variedades de polpa amarela. Também apresentam película vermelha e caroço livre. Possuem formato arredondado, boa firmeza e o tamanho varia entre 90g e 110g.

Com uma maturação de meia estação, a colheita tem início na primeira quinzena de dezembro e a produtividade supera 20 t/ha região de Pelotas/RS. A cultivar tem baixa necessidade de frio, demandando entre 200h e 300h. É recomendada para cultivo nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

A terceira cultiva é a  BRS Dani atinge aproximadamente 20 t/h ou mais, dependendo da região e das práticas de manejo adotadas. A cultivar produz frutos semelhantes a BRS Cathy. Também tem um período de maturação complementar, com início da colheita na segunda quinzena de dezembro na Região Sul do Rio Grande do Sul. Apresenta baixa necessidade de frio, entre 250h e 350h, e boa adaptação nas Regiões Sul e Sudeste do país.

Os frutos, com peso variando entre 80g e 100g, possuem forma arredondada e película que exibe uma mescla de tons entre o vermelho e o creme. A polpa é esverdeada, apresentando manchas vermelhas. Além disso, a cultivar é caracterizada por baixa acidez e sabor doce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude o nosso Blog.