A produção de leite de Pernambuco é a segunda maior do nordeste
Pernambuco ocupa hoje a 2ª posição em produção de leite no Nordeste e fechou o ano de 2022 com aumento de 16,5% no valor da produção em produtos de origem animal, segundo dados da Pesquisa da Pecuária Municipal 2022 do IBGE. Isso representa um montante de R$ 2,3 bilhões.
A alta da produção foi puxada pelo leite, com 1,17 bilhão de litros produzidos, o maior volume já registrado em Pernambuco. O produto detém 60,64% de todo o valor apurado com produtos de origem animal no estado. Os municípios que se destacaram na atividade estão localizados no Agreste e no Sertão.
Alguns fatores contribuem para a boa dinâmica da pecuária leiteira no estado, como a cultura e o conhecimento da atividade leiteira por parte da população, a presença da palma forrageira na alimentação do rebanho, o consumo crescente do produto e seus derivados com o crescimento do mercado consumidor e a boa sanidade do rebanho pernambucano.
A bovinocultura leiteira no Brasil é uma atividade de importância significativa para a economia nacional com cerca de 34,6 bilhões de litros/ano produzidos. Sua relevância está associada à estratégia de fixação das populações, especialmente jovens, nas áreas rurais do país, atuando para diminuir o desemprego e para promover a inclusão produtiva
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ajude o nosso Blog.