terça-feira, 28 de novembro de 2023

 

Faltam quatro dias para o início da Agrinordeste em Pernambuco

   

A agropecuária representa parte significativa do PIB de Pernambuco, que ano passado movimentou mais de R$ 240 bilhões. Além disso, cerca de 375 mil pernambucanos trabalharam no setor em 2022, que também exportou mais de US$ 400 milhões de dólares.

Este é o cenário analisado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Pernambuco (Faepe). Diante de tais números, é possível concluir que o desenvolvimento do agro tem contribuído positivamente no resultado dos demais setores da economia, uma vez que, seus produtos fomentam a indústria e abastecem o comércio, gerando emprego e renda para além da porteira.

Dessa forma, visando potencializar o setor e otimizar as condições de trabalho dos produtores rurais, a Agrinordeste chega a sua 30ª edição, promovendo mais de 120 capacitações ao público.
Com entrada gratuita, pela primeira vez, a feira contempla um fim de semana e acontece entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro, das 10h às 21h. São esperados mais de 50 mil visitantes. Para participar, é necessário se inscrever no site agrinordeste.com.br, onde também consta a programação completa.

Entre as capacitações, o já tradicional Seminário sobre a Modernização do Setor Primário terá aproximadamente 90 palestras, que começam às 11h e vão até às 16h45. As apresentações são distribuídas em nove auditórios temáticos sobre Apicultura, Aquicultura, Avicultura, Bovinocultura de Corte, Bovinocultura de Leite, Cana-de-Açúcar, Caprinovinocultura, Cooperativismo, Floricultura, Fruticultura, Horticultura, Jardinagem, Políticas Públicas e Turismo Rural, bem como um espaço reservado a abordagem de temas atuais, e outro direcionado para o mercado pet.

De acordo com o presidente da Faepe, Pio Guerra, o seminário enriquece o trabalho do produtor rural. “Não há nenhum evento em Pernambuco ou no Nordeste com tantas palestras, que levem conhecimento de mercado, de políticas públicas, da produtividade de cada setor”, afirmou.
Além disso, Guerra também ressaltou a importância de aproximar a população urbana ao meio rural. “O cidadão urbano precisa ter uma noção mínima do que é produzir no campo e os palestrantes orientam isso. Trazer a realidade rural para a cidade é um dos fatores mais importantes nisso tudo, pois assim se proporciona renda para quem vem do campo e seus produtos”.

Diante disso, a Feira de Produtos do Campo apresenta ao público uma variedade de artigos originados em diversas fazendas de todo o Brasil, que vão desde produtos avícolas e lácteos, passando por hortifrútis, vinhos, mel, plantas ornamentais e medicinais, além de insumos agropecuários.

Na Arena Agrinordeste, o público terá acesso a várias apresentações equestres e oficinas de trabalho. Outro destaque é o espaço Moda Agro, que destaca os estandes de empresas de confecções, com a realização de desfiles nos quais os expositores apresentarão as principais tendências nos setores de vestuário, calçados e acessórios.

Além disso, seguindo o sucesso de 2022, a Feira Nacional do Pet (Fenapet) será sediada mais uma vez na Agrinordeste, trazendo uma série de serviços e produtos para animais de estimação, fazendo a alegria dos tutores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude o nosso Blog.