quarta-feira, 11 de outubro de 2023

 

Fávaro participa da maior feira de alimentos e bebidas do mundo na Alemanha

A Anuga se destaca por sua abrangência e revelar as principais tendências de mercado na indústria global de alimentos e bebidas
Abertura do Pavilhão Brasileiro na Anuga 2023
Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro e sua comitiva na Anuga 2023
Embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe, ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, CEO da Koelnmesse - empresa organizadora da Anuga -, Gerald Böse
Abertura da Anuga 2023

O ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, e sua comitiva estão neste sábado (7) em Colônia, na Alemanha, participando da Anuga 2023. O objetivo da visita é fortalecer a relação bilateral e incrementar o comércio de produtos agrícolas do Brasil com a Alemanha e a Europa. 

Além de reunir profissionais, empresas e especialistas de todo o mundo para impulsionar o setor com foco em inovação, tecnologias, novos produtos e tendências, o evento também revela as principais tendências de mercado na indústria global de alimentos e bebidas. 

O ministro Fávaro esteve na abertura da feira e ressaltou a representatividade brasileira no evento “Anuga é uma grande vitrine que podemos mostrar a qualidade dos nossos produtos. A nossa participação aqui é uma oportunidade de fortalecer a imagem do Brasil  na produção de alimentos para sustentar o mundo e sempre com o viés da sustentabilidade”, disse. 

A Anuga ocorre a cada dois anos e este ano está com o tema “crescimento sustentável”. A feira é reconhecida como uma das maiores da indústria de alimentos e bebidas do mundo, cobrindo dez setores temáticos: produtos lácteos, carne, bebidas, confeitaria, produtos frescos, alimentos congelados, alimentos orgânicos, serviços de catering, tecnologia e embalagem.

São esperados 150 mil visitantes de todo o mundo durante todo o período da feira. 

Pavilhão Brasileiro

Outro momento importante no evento, foi a inauguração do Pavilhão Brasileiro onde são realizadas as negociações para expansão de negócios internacionais, conquista de novos mercados e a exposição e promoção de produtos. 

Para Fávaro, a feira é uma oportunidade das empresas mostrarem os produtos brasileiros para alcançar mercados exigentes. “O Brasil vive um novo ciclo internacionalmente e agora é hora de pisar no acelerador e acreditar no potencial para fazermos mais negócios e gerarmos oportunidades para os brasileiros”, destacou. 

Neste ano, de acordo com os organizadores, a feira conta com a participação de mais de 7 mil expositores de cerca de 100 países. Do Brasil, são 254 empresas distribuídas entre seis pavilhões organizados pela a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) e a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). 

“Aqui está a força da produção de alimentos no Brasil que alimenta o mundo, aqui de fato tem as empresas que ajudam no nosso país e o mundo a se alimentar”, relatou o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.

Da participação brasileira, são esperados uma estimativa de cerca de US$ 3,5 bilhões em negócios, entre acordos de venda imediatos e contratos futuros.  

Também presente na inauguração do pavilhão, o embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe, destacou que “estamos vivendo uma intensificação de relações diplomáticas como nunca visto e é claro que tudo isso reflete em benefício ao setor produtivo brasileiro".

Compõe a delegação oficial do Mapa em visita a feira o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa; o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart; o assessor especial do ministro da Agricultura, Carlos Augustin; o diretor do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos, Marcel Moreira Pinto; e o adido agrícola em Berlim, Eduardo Sampaio.

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