Búfalo bem selecionado pode garantir uma melhor produção de leite e carne
EMBRAPAA adoção de técnicas que promovam a melhoria na alimentação, saúde, manejo, reprodução e melhoramento genético de bubalinos contribuem para aumentar os indicadores de produção, com destaque para o aumento no número de animais que podem ser criados na mesma área, mais produtivos, com fêmeas apresentando melhores índices reprodutivos e maior produção de leite.
As recomendações do especialista, médico-veterinário Talmir Quinzeiro Neto, da Embrapa Amazônia Oriental, são de que “Para melhor a produção, à semelhança de uma casa, o produtor deve se atentar, primeiramente, para os alicerces. Assim, o bom desenvolvimento dos animais se inicia pela alimentação, sendo o pasto o alimento mais barato e de melhor custo-benefício”, destaca Talmir.
Nesse aspecto, segundo ele, o criador precisa saber que capim mais se adequa à sua região e manejá-lo com respeito às exigências da planta, levando-se em conta o adubo adequado, conforme indicado em resultados de análises de solo. “É necessário lembrar também do sal mineral e suplementações alimentares, de acordo com a categoria animal, produção e época do ano quando necessárias”, complementa.
O médico-veterinário da Embrapa Amazônia Oriental destaca, ainda, que o manejo do rebanho é fundamental para a melhoria da produção de leite e carne de búfalo. Como primeiro passo, o produtor deve fazer a separação dos animais por lote, segundo sexo, idade e produção, bem como anotações de informações, como data de nascimento, práticas realizadas e produtos aplicados, com ênfase nas doenças ocorrentes, vermifugações e vacinações. Outra dica é realizar o acompanhamento mensal dos pesos, por meio de balanças, e das produções de leite, por meio de baldes marcados, para identificação dos melhores animais e os cuidados diferenciados.
Com relação à reprodução de búfalos, o criador deve observar a idade dos animais, evitando-se coberturas indesejadas, com animais de pouca idade. Outra dica é evitar cruzamentos entre animais parentes, pois podem acarretar sérios prejuízos ao rebanho, com animais subdesenvolvidos. Machos e fêmeas de baixa fertilidade também devem ser descartados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ajude o nosso Blog.