sábado, 26 de agosto de 2023

 

Mais de mil queijos de dez países serão avaliados para concorrer ao título de “Super Ouro”

 

O Concurso Internacional de Queijos Artesanais acontece durante a ExpoQueijo Brasil 2023 – Araxá International Cheese Awards, em Minas Gerais. Neste ano, a competição bateu recorde de inscritos. Mais de 400 produtores de dez países (Argentina, Brasil, Bolívia, Canadá, Itália, México, Nigéria, Peru, Suíça e Uruguai) vão participar da competição que garante ao vencedor o título de “Super Ouro”. “Nos últimos dois anos, tivemos queijos italianos como os grandes vencedores, mas sempre com os brasileiros se destacando com notas altíssimas. Nossa expectativa com esse novo recorde de inscritos é de que teremos uma competição ainda mais acirrada”, aposta a organizadora do evento, Maricell Hussein.

O concurso tem cerca de 50 categorias de queijos de leite de vaca, cabra, ovelha, búfala, bem como a mistura de espécies. Somadas prova e contraprova, o evento terá em julgamento mais de duas toneladas de queijos artesanais certificados. Eles serão avaliados por 200 especialistas. Para o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes, a Expoqueijo Brasil demonstra a força de Minas Gerais como referência no segmento. “Pela primeira vez, temos uma instituição brasileira atuando como curadora de um concurso internacional, que é o Instituto de Laticínio Cândido Tostes (ILCT), vinculado à Epamig. O nível de competitividade é alto, com a participação de produtos devidamente regularizados. A combinação de todos esses elementos, incluindo o treinamento dos jurados de forma organizada e técnica, tem contribuído para elevar o nível da competição, que vem apresentando um crescimento ao longo dos anos”, destaca.

A ExpoQueijo Brasil 2023 – Araxá International Cheese Awards – consolida o país internacionalmente como palco das discussões sobre o queijo. Atualmente, existem cerca de 30 mil produtores de queijos só em Minas Gerais, sendo que 9 mil produzem o Queijo Minas Artesanal (QMA). Segundo estimativas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), a iguaria tem produção de 32 mil toneladas anuais, somadas as produções das 15 regiões reconhecidas.

Para o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, todo setor do agronegócio está em franca expansão. “Não poderia ser diferente com os queijos. Temos excelentes produtores e produtos que estão sendo disponibilizados à sociedade em geral, sendo que o Mapa busca ampliar esse mercado para nossos produtos”, ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude o nosso Blog.