Produtores de Alagoas estão vacinando todos os suínos contra a Peste Suína Clássica
Previsão é imunizar mais de 116 mil animais. A vacinação é gratuita e foi adquirida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. Esta é a quarta etapa de vacinação contra a Peste Suína Clássica (PSC) em todo o estado de Alagoas. A vacinação começou no dia 15 de maio e durará até 15 de julho.
A campanha de vacinação em Alagoas faz parte do Plano Estratégico Brasil Livre de Peste Suína Clássica do Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária, e visa promover o fortalecimento do Serviço Veterinário Oficial (SVO) e do sistema de vigilância para as doenças dos suínos.
Os recursos para execução da vacinação são provenientes de parceria público-privada entre o Mapa, a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), com o apoio do Governo de Alagoas por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária.
Atualmente, Alagoas conta com 5.395 criadores de suínos, com a atividade tendo maior relevância em 19 municípios do estado. O processo de vacinação está sendo realizado por mais de 60 vacinadores de uma empresa contratada por meio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), com recursos da iniciativa privada.
“Para que possamos ter mais uma etapa de sucesso na vacinação contra a PSC é preciso que o criador, mais uma vez, faça a parte dele neste processo, recebendo o vacinador na propriedade”, afirmou o presidente da Adel, Otávio Tavares.
A PSC é uma doença que causa grandes impactos econômicos e sociais devido às perdas diretas, principalmente por mortalidade de suínos e perdas de produção, além de perdas indiretas, por custos de controle, tratamentos e, principalmente, por restrições impostas por países importadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ajude o nosso Blog.