sábado, 1 de abril de 2023

 

Incra anuncia ações para o combate da violência contra a mulher


Incra anuncia ações para combater a violência contra a mulher  em assentamentos e quilombos de Sergipe

“Violência Contra a Mulher é Problema Nosso” é um elo entre vítimas e o sistema de acolhimento implantado no estado. Foto: Banco de Imagens

OIncra começa a promover a partir desta quarta-feira (8) um conjunto de ações integradas para identificar e ajudar no combate à violência contra trabalhadoras rurais assentadas e em territórios quilombolas.

Inicialmente executado de forma exclusiva em Sergipe, o projeto “Violência Contra a Mulher é Problema Nosso” transformará o instituto em um elo entre mulheres vítimas de situações de abuso e o sistema de acolhimento implantado no estado. “A violência contra a mulher é um problema para toda a sociedade e o Incra que, historicamente, sempre assumiu o protagonismo em missões extremamente relevantes, a partir de agora, entra também nessa briga”, declarou Evelyne Carvalho, superintendente substituta do Incra em Sergipe.

Para colocar o projeto em prática, foram estabelecidas parcerias com a Secretaria Especial da Mulher do estado e a seccional sergipana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ambas estão auxiliando na capacitação de servidores da regional da autarquia sobre como agir diante desses casos.
“Nossos técnicos estão sendo treinados para reconhecer situações de abuso e oferecer um primeiro acolhimento às vítimas nos nossos assentamentos e comunidades quilombolas”, explicou superintendente substituta do Incra em Sergipe, Evelyne Carvalho.

Por meio de um protocolo, os casos registrados serão encaminhados ao setor de Conciliação Agrária do instituto no estado. Lá, as vítimas receberão todas as orientações a fim de possibilitar acesso à rede de amparo de Sergipe, assegurando a proteção e o auxílio necessários.

“Faremos o elo entre as vítimas e a estrutura do estado, e adotaremos, também, todas as medidas jurídicas que competem ao Incra para garantir os direitos e proteger essa mulher”, ressaltou a superintendente substituta.

O projeto focado no público-alvo da autarquia foi motivado pelos dados alarmantes desse tipo de violência em Sergipe, onde somente nos últimos cinco anos, 90 mulheres foram vítimas de feminicídio.

Um Problema Nosso

A campanha “Violência Contra a Mulher é Problema Nosso” terá peças de divulgação nos perfis oficiais do Incra nas redes sociais, onde serão apresentadas informações que auxiliem mulheres a reconhecerem situações de abuso e direcionem as vítimas ao sistema de proteção existente oferecida por órgãos públicos.

“O programa servirá de piloto para a implementação em outros estados do Brasil”, afirma o presidente do Incra, César Aldrighi.

Embora tenha como alvo principal o público do Incra, a campanha trará informações úteis, inclusive, para homens e mulheres que conhecem ou presenciam abusos. A ideia é auxiliar na proteção às vítimas e reduzir os casos de violência, que, atualmente, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), ocasionam a morte de nove mulheres por dia no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude o nosso Blog.