A Bahia busca incrementar a produção de leite Nordeste Rural
O Estado da Bahia é o terceiro maior rebanho bovino de leite do país. Em função disso, vem investindo com muito empenho no aumento da produção de leite, principalmente em Ibirapuã, extremo sul do Estado, onde está localizada o segundo maior rebanho bovino da Bahia e é uma das maiores bacias leiteiras. Pode-se destacar que 50% da pecuária baiana é desenvolvida pela agricultura familiar.
Apesar de ter um grande rebanho bovino, a Bahia perde em produção de leite para a maioria dos estados nordestinos em produtividade por vaca ordenhada, ficando à frente apenas do Piauí. Enquanto em Alagoas e Pernambuco, por exemplo, a produtividade por vaca ordenhada é da ordem de 1.500 litros/ano, na Bahia é de 540 litros/ano.
Segundo dados do Governo, a cadeia produtiva do leite emprega mais do que a construção civil, responsável pela geração de milhares de emprego e renda no País. Para ampliar essa produtividade, os pecuaristas e Governo consideram fundamental o avanço no combate a febre aftosa, proporcionando ao estado a condição de livre da doença com ampliação da vacinação do rebanho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ajude o nosso Blog.