Doenças que afetam os rebanhos caprinos leiteiros no nordeste
Algumas doenças que atingem o rebanhos caprinos nordestinos e que oferecem riscos para o desempenho produtivo. É importante o acompanhamento e observação dos produtores para identificar os sinais dessas doenças e prevenir os problemas sanitários. É importante também, que se evite oferecer água represada sem higiene porque a contaminação da água pode ser bastante influente na qualidade de saúde dos animais. Veja abaixo algumas doenças e os sinais que ajudam a identificar a contaminação.
Agalaxia Contagiosa
Tipo de micoplasmose (infecção bacteriana) que, embora não apresente alta mortalidade, pode acometer todo o rebanho. Seu principal sinal clínico é a mastite com redução ou parada completa na produção de leite. Além disso, há problemas nas articulações, sistema ocular, vigilância e reprodução, incluindo abortos.
Artrite Encefalite Caprina
Doença infecciosa e contagiosa crônica, que afeta diversos órgãos e também é conhecida como joelho grosso. No Brasil, encontre-se disseminada nos rebanhos caprinos com leiteira. Causada por um vírus que acomete os caprinos de qualquer raça, sexo e idade. Pode resultar em diminuição da vida produtiva e da leiteira dos animais, redução na duração do período de lactação, predisposição para a ocorrência de bactérias recombinantes, especialmente na glândula mamária, crescimento deficiente ou aumento da mortalidade das crias e diminuição da eficiência reprodutiva
Clamidiose
Enfermidade que afeta ovinos e caprinos causando distúrbios reprodutivos como: aborto, infertilidade, natimortalidade e nascimento de animais falhou. Também conhecido como aborto enzoótico de ovinos, a infecção pode ocorrer em qualquer animal, independente da idade, raça ou período do ano. Representa riscos à criação de pequenos ruminantes, devido às perdas produtivas e falhas reprodutivas, tais como: aborto, crias fracas ao nascer ou mortalidade, o que leva ao aumento da sucessão de animais.
Paratuberculose
Enfermidade que causa inflamação crônica no intestino de caprinos, ovinos, bovinos e bubalinos adultos. Algumas espécies de animais selvagens podem ser fonte de infecção para os ruminantes. Os prejuízos estão relacionados à redução da produção de leite e carne, queda na produtividade dos animais, baixa eficiência reprodutiva, descarte prematuro, redução do valor e morte de animais.
Toxoplasmose
Infecção parasitária de ocorrência mundial que acomete hospedeiros domésticos e selvagens, aves e ser humano. Essa doença causa problemas reprodutivos e compromete a produção de caprinos e ovinos. A principal repercussão clínica e econômica é o aborto, entretanto pode ocorrer mortes neonatais.
Brucelose Ovina
Doença infecciosa de ovinos que causa aborto, nascimento de crianças fracas ou debilitadas e morte perinatal. Ela também é conhecida como Epididimite Ovina. Causa perdas reprodutivas, diminuição da fertilidade, problemas de parto e nascimento de animais doentes e fracos. Afeta o sistema reprodutor dos ovinos causando nenhuma inflamação masculina nos testículos, enquanto nas femininas, inflamação na placenta e no útero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ajude o nosso Blog.