Cisternas já armazenam água para mais de 700 mil moradores do semiárido
Mais de 165 mil reservatórios de armazenamento de água de chuvas foram instalados nos terreiros das casas de sertanejos do semiárido nordestino e do norte mineiro. O trabalho feito pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), dentro das ações do programa Água para Todos, do governo federal, já oferece água para mais de 700 mil pessoas.
Cada cisterna instalada pela Codevasf pode acumular até 16 mil litros de água, quantidade suficiente para suprir as necessidades básicas de uma família de cinco pessoas por períodos de estiagem de até seis meses. Nas localidades em que a estiagem tem sido mais severa, as cisternas estão permitindo que as famílias guardem com segurança a água provida por caminhões-pipa.
“A Codevasf tinha a meta de instalar 170 mil cisternas até o final de 2014, mas estamos cumprindo essa meta no final de novembro e em dezembro teremos batido a meta, instalando mais cisternas do que havia sido inicialmente programado para este ano”, assegura o coordenador geral do programa na Codevasf, Elton Silva Cruz.
Os reservatórios implantados pela Codevasf são de polietileno e têm entre suas principais características a resistência, a facilidade de instalação e a vedação do armazenamento. A vida útil do equipamento é estimada em 30 anos.
Nota do Blog: Precisa que os governos, iniciem novamente a instalação de novas cisternas nos terreiros das residências dos pequenos e médios produtores rurais, ligados a Agricultura Familiar, pois o déficit é muito grande. Aqui no nosso RN, precisa serem instaladas aproximadamente 1.000 cisternas de placas, afim de amenizar a sede dos produtores no período de escassez de chuvas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ajude o nosso Blog.