Veja a análise da produção de carne brasileira
Oito em cada dez bovinos abatidos são consumidos pelo mercado internoTexto: Correspondente Joélen Cavinatto com revisão de Aline Merladete
O Boletim nº 59 - Análise da equipe de especialistas, do Centro de Inteligência da Carne Bovina - CiCarne, da Embrapa, divulgado nesta semana, trouxe dados sobre a produção de carne brasileira e apontou que oito em cada dez bovinos abatidos são consumidos pelo mercado interno brasileiro. Em 2021, o rebanho nacional era de 196 milhões de cabeças, das quais foram abatidas cerca de 39 milhões, com geração de 10 milhões de toneladas de carne. 75% do volume gerado foi consumido pelos brasileiros, equivalente a 100 mil cabeças por dia, somando 34 kg de carne por pessoa durante o ano.
O documento aponta ainda que, a cada 100 animais consumidos no Brasil, 35 têm origem na região Centro Oeste, 22 no sudeste, 16 no sul, 14 no norte e 13 no nordeste. A maior parcela dos animais abatidos, cerca de 75%, possui genética zebuína, com predominância da raça Nelore, com ponto de abate atingido por volta de 3 anos.
Apesar da caracterização da carne consumida pela população, pesquisadores afirmam que os diferentes sistemas de criação adotados no Brasil, dificultam uma identificação precisa da carne bovina, em função da complexidade e peculiaridade de cada unidade de produção. O sistema de Integração Lavoura Pecuária Floresta - ILPF, tem sido uma aposta crescente entre produtores para maximizar os ganhos produtivos e pode impulsionar o mercado externo. De acordo com a Rede ILPF, são 17,43 milhões de hectares com adoção do sistema no Brasil, e o Mato Grosso do Sul lidera o ranking dos estados com maior nº de hectares com ILPF, são 3,1 milhões de ha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ajude o nosso Blog.