Doenças que provocam perdas nas plantações de banana
A broca e a fusariose estão entre as mais importantes pragas e doenças da bananeira, respectivamente. O inseto provoca um efeito direto no rizoma, enfraquecendo o sistema radicular da planta, reduzindo a absorção de nutrientes e causando perdas significativas de produtividade. Os adultos também podem ter um papel na disseminação e exacerbação de infecções por patógenos de plantas do solo.
A fusariose da bananeira também causa graves perdas de rendimento na banana e o patógeno se espalha rapidamente por vários meios. É necessária uma combinação de práticas de manejo em plantios comerciais para mitigar o aumento das populações de brocas e a incidência do fungo. Entretanto, o controle desses organismos ainda se apresenta como um grande desafio aos produtores e é muito importante a busca por alternativas de controle biológico para complementar o manejo em campo.
O solo é um importante reservatório de fungos entomopatogênicos, sendo um local no qual os patógenos de insetos podem infectar seus hospedeiros e se multiplicar, persistir e crescer. Por isso, compreender a interação entre C. sordidus, causador do moleque da bananeira e fungos entomopatogênicos, além de entender como ambos podem estar relacionados a outros microrganismos no solo, é crucial para o desenvolvimento de biopesticidas à base de fungos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ajude o nosso Blog.