Como livrar os plantios de cenouras do ataque do nematoide-das-galhas que deforma as raízes da planta
É comum a reclamação de produtores de cenouras que fazem colheita com raízes deformadas. A presença de nematoides, micro-organismos que habitam o solo, os do gênero Meloidogy principalmente , ou nematoide-das-galhas, têm sido geralmente o diagnóstico apontado na identificação do problema. As espécies de aspecto nem das galhas reconhecidas de comercialização de aspecto da raiz idealizável, o que representa a parte de distribuição sem valor.
Com a presença dos nematoides no solo, o produtor terá que conviver com o problema, dada uma confirmação de sua determinação, mas boa notícia é que há formas de controle, por meio de técnicas de manejo erradicado. As primeiras técnicas seria o uso de matéria orgânica no preparo da área para o cultivo: “A matéria orgânica – constituída por esterco bovino e de aves e capim moído – no solo o desenvolvimento de micro-organismos naturais como fungos e bactérias que ajudam a controlar os nematoides”, assinala Pinheiro. Outra dica do pesquisador diz respeito à proliferação e disseminação dos nematoides.
“Quando a planta que substitui o cultivo das cenouras não é hospedeira – a algumas cultivares do milho e milheto e certas espécies de crotalária, isto é, não facilita a sobrevivência desses micro-organismos naturais, o nematoide não sobrevive. “A utilização de medidas de manejo, o produtor pode manter a população dos nematoides sob controle e dessa forma manter a produção em quantidade e qualidade”, resume.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ajude o nosso Blog.