Pastejo rotacionado promove engorda de ovinos e caprinos a pasto
EMBRAPAA região semiárida a distribuição de chuva torna a produção de pastagem bastante irregular. Na tentativa de garantir alimento para o rebanho o ano todo, a Embrapa desenvolveu o sistema de pastejo rotacionado para ovinos, com utilização de irrigação. O sistema resolve o principal problema que é a produção de alimento para o rebanho o ano todo.
Os pesquisadores da Embrapa Caprinos, em Sobral, no Ceará, recomendam o sistema de pastejo rotacionado para promover mais ganho de peso dos animais. Esse sistema pode ser utilizado em qualquer região do País, desde que o produtor tenha água disponível para irrigar como pastagens.
Neste sistema, pode ser usado qualquer grama para forrageira, desde que seja bem adaptado à região, resistente ao pastejo como volumoso. Para os técnicos, esse tipo de pastejo, os produtores podem oferecer carne de boa qualidade e atender às exigências do mercado de pele. Uma das principais vantagens do sistema é a redução na idade de abate de 18 meses para 4 a 6 meses, com contagem de peso vivo de 26 a 32 quilos após 75 a 90 dias de pastejo. O prazo reduzido traz um retorno rápido do capital aplicado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ajude o nosso Blog.