Hidrovias e rodovias são a base, no que tange ao escoamento da produção, na logística rural
As hidrovias são os caminhos marítimos, bastante desenvolvidos e com grande demanda no Brasil. O transporte de navio, muitas vezes, é feito até mesmo entre outras nações, mas, quando se trata de rotas de escoamento, o ponto mais importante é a entrega aos portos.
As rotas rodoviárias são as mais importantes, já que no Brasil o principal meio de transporte de carga são os caminhões. Naturalmente, isso acontece porque há mais trajetos importantes e capazes de oferecer o deslocamento adequado, especialmente nas épocas de colheita.
Ainda que o modal rodoviário tenha impacto grande na facilitação desse escoamento, ele ainda não se apresenta dentro das condições de infraestrutura necessárias. O principal problema enfrentado é a baixa conservação das estradas e, ainda que com opções extensas, o fluxo intenso de caminhões transitando por essas rotas nos períodos de escoamento.
Uma realidade que afeta o período de escoamento é o alto fluxo de transportadores, principalmente, nas estradas do Brasil. Assim, com a opção das ferrovias e, principalmente, das malhas hidroviárias, é possível distribuir o escoamento da safra, evitando congestionamentos e dificuldades no período de transporte desses volumes.
Uma parte da produção também demanda cuidados especiais, devido ao risco de perecibilidade e às necessidades mais específicas e dedicadas à conservação dos produtos. Por conta disso, o fator urgência também entra em questão, ou seja, esse escoamento precisa ser feito o mais rápido possível. Isso só se torna viável quando há amplas opções de rotas, em diferentes meios.
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