Sexta-feira de chuvas intensas
A presença de uma área de baixa pressão, eleva o potencial das instabilidadesA sexta-feira (08/04) será marcada novamente por fortes instabilidades na Região Sul do país. As chuvas serão provocadas pela presença de uma região de baixa pressão e pelo suporte de ar quente e úmido que vem da região amazônica. Existe o potencial para tempo adverso em algumas localidades onde será possível registrar queda de granizo, vendavais e chuvas intensas.
Por outro lado, grande parte do Brasil central terá o domínio da massa de ar seco. Contudo, algumas áreas do centro-oeste e sudeste poderão registrar pancadas de chuvas.
Já na faixa norte, a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém o tempo chuvoso em toda a região.
Confira a plataforma completa de mapas aqui.
Saiba a previsão para a sua cidade aqui.
Região Norte
A forte atuação do calor, umidade e instabilidades de altitude mantêm as condições de chuvas na região. As instabilidade também serão reforçadas pelo corredor de umidade (ZCIT) entre o norte do PA e AP. Contudo, a atuação de uma área de alta pressão no centro do país, causa impactos nas chuvas da região. Assim, as chuvas ficam mais irregulares em RO, sudeste do PA e grande parte do TO.
Região Nordeste
O corredor de umidade conhecido como ZCIT, mantém o padrão mais chuvoso na faixa norte da região. As chuvas podem ser volumosas desde o norte do RN até o norte do MA. As projeções indicam acima dos 40 mm sobre a grande região de Gurupi no norte do MA, e acima dos 20 mm ao norte do PI e CE. O tempo prevalece seco e quente em grande parte da região. Sobretudo no estado Baiano, sul do PI e sul do MA. Algumas instabilidades podem ocorrer no sul da BA, mas de forma pontual e passageira.
Região Centro-Oeste
A presença de uma área de alta pressão impede a formação das nuvens carregadas em grande parte da região. Porém, a proximidade das instabilidade que atuam no sul do país, elevam o potencial de temporais no sul do MS. Apesar disso, os volumes esperados são baixos próximos dos 15 mm na grande região de Iguatemi. As instabilidades se estendem pelo Bolsão Sul-Mato-Grossense, mas de forma irregular. Este mesmo padrão também poderá ser observado na parcela central do GO e leste do MT. As maiores chuvas serão registradas na grande região de Alta Floresta ao norte do MT. Outro destaque em relação ao tempo, nesta sexta-feira, fica para o calor. No oeste do MS, os termômetros podem ser aproximar dos 40°C, com índices de umidade abaixo dos 20%.
Região Sudeste
De maneira geral, as instabilidades persistem na metade sul da região. Contudo, os volumes previstos são baixos, entre 5 e 10 mm na maioria das localidades. Na grande região de Campinas SP e Pouso Alegre MG, as chuvas podem ocorrer na forma de temporais isolados. O grande destaque do sudeste será o calor desde o oeste de SP até o norte de MG, onde o tempo será mais seco. Ao norte do ES, os ventos oceânicos contribuem para a formação de nuvens carregadas, mas também.
Região Sul
O potencial de chuvas segue elevado na região sul, especialmente sobre a parcela central da região. Essas instabilidades são reforçadas graças a presença de uma região de baixa pressão. As chuvas podem ser intensas, provocando altos volumes em curtos períodos de tempo e na forma de temporais. Estes temporais poderão ser acompanhados de raios, vendavais e queda de granizo. As áreas com o maior potencial para o registro de tempo adverso ficam entre o planalto e oeste de SC. Os maiores volumes podem ser registrados sobre Osório no RS e Araranguá em SC, com valores superando os 40 mm. Apesar disso, a tendência será de tempo firme no sudoeste gaúcho.
Veja os mapas destaques para hoje:
Chuva
Temperatura Máxima
Umidade Mínima
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ajude o nosso Blog.