quarta-feira, 27 de outubro de 2021
Cuidados Com os Cavalos Depois das Provas e Competições
O criador deve reforçar cuidados com os cavalos depois das provas e competições
Nordeste Rural
Ter um cronograma de provas, manter bom condicionamento físico do animal, aliado a boa alimentação e hidratação é fundamental ao cavalo atleta. Para tanto, o animal tem que estar preparado para acompanhar e ter um bom desempenho em pista. Para isso, é necessário um bom condicionamento físico, aliado com hidratação, alimentação balanceada e suplementação de forma adequada, além de um bom manejo alinhado a todos esses cuidados.
“Durante as competições, há uma grande exigência física dos animais, pois além da aptidão física, cada vez mais requerida em excelência durante as provas, os cavalos são submetidos ao transporte, algumas vezes por longas distâncias, além de todo o estresse da mudança de ambiente e de rotina no manejo”, esclarece Caio Barros, Médico Veterinário e Coordenador de Desenvolvimento de Produtos de Equinos da Vetnil.
“Para auxiliar na recuperação desses animais, pode-se utilizar produtos anti-inflamatórios e relaxantes musculares que ajudarão na recuperação de músculos, tendões e ligamentos, bem como oferecer um suporte nutricional adequado, com eletrólitos, antioxidantes (selênio e vitamina E), além de aminoácidos de cadeia ramificada que auxiliam na recuperação e reestruturação das fibras musculares que foram inevitavelmente lesionadas durante o exercício. O acompanhamento de um fisioterapeuta veterinário também pode auxiliar na recuperação do animal de forma mais rápida e eficaz”, ele complementa.
Durante e após a participação de provas, principalmente desses grandes eventos, é fundamental estar atento aos cuidados com seu animal. E vale lembrar que nestes principais eventos da ABQM, há um plantão veterinário 24h gratuito para atendimento do que for necessário, além das clínicas veterinárias especializadas. Os médicos veterinários responsáveis pelo plantão são Dr. Reinaldo de Campos e Dr. Sérgio Portilho, que contam com o apoio de 15 estagiários.
De acordo com Dr. Reinaldo, os principais atendimentos realizados são: cólica, claudicações e desidratações. “Realizamos nesse último evento 67 atendimentos, um número considerado normal, todos com sucesso e dentro do parque, apenas um animal acometido com síndrome cólica necessitou ser encaminhado ao hospital, mas com dois dias de tratamento conservativo foi liberado. E, dentre esses, um animal suturado que se machucou no transporte”. A equipe do plantão veterinário e a ABQM sempre orientam alguns cuidados para retorno dos animais, como não administrar ração antes do transporte e fazer fluidoterapia antes e após viagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ajude o nosso Blog.