Transformações digitais agilizam política fundiária no país
Novo plano diretor de tecnologia do Incra define diretrizes e metas em transformação digital de serviços para o campo. - Foto: br.freepik.com (aleksandarlittlewolf)
Melhorar a qualidade do gasto público e o serviço prestado à sociedade, agilizando, assim, a política fundiária brasileira. Esse é o principal ganho com os investimentos e transformações digitais a serem realizados pelo Incra até 2024.
As ações previstas constam no Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) 2021-2024. As diretrizes e as metas do documento terão reflexo na ação prioritária do governo federal voltada ao campo: a titulação de famílias em assentamentos da reforma agrária e áreas públicas rurais da União e do Incra.
Tornar digitais serviços atualmente prestados de forma presencial e consolidar canais de comunicação com o instituto fazem parte dos eixos do plano. Há previsão, por exemplo, de implantar assistente virtual e ferramenta de avaliação dos atendimentos aos cidadãos.
Também serão preparados mecanismos eletrônicos que dispensam os usuários de entregar vários documentos para resolver demandas junto ao Incra. A conferência automática de dados diminuirá o tempo de resposta a quem precisa recorrer à autarquia.
A execução do plano promoverá a automatização de procedimentos e processos, a integração de sistemas, a comunicação entre diferentes bases de dados governamentais, o desenvolvimento de novas soluções e melhorias na infraestrutura tecnológica.
Tudo isso é essencial para assegurar a efetividade das ações do Incra, em especial, a emissão de títulos com o objetivo de dar mais celeridade à política fundiária.
O plano
O PDTIC foi aprovado no dia 13 de agosto, pelo Comitê de Governança Digital do instituto. As medidas entraram em vigor na quarta-feira (18), com a publicação da Resolução nº 880 no Diário Oficial na União.
O conteúdo está de acordo com a estratégia de Governança Digital do Poder Executivo Federal. Existem, entre outras, recomendações sobre aquisições de equipamentos e contratações de serviços diversos.
O documento foi elaborado por representantes da presidência e diretorias do Incra, auxiliados por levantamentos das demais unidades no país por meio de formulário eletrônico.
As etapas de desenvolvimento de cada projeto serão acompanhadas a fim de promover os ajustes necessários. O objetivo é sempre otimizar os recursos disponíveis, evitar desperdícios e qualificar os serviços tecnológicos implantados.
Consulte o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação do Incra de 2021 a 2024.
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