quarta-feira, 18 de agosto de 2021

 

Projeto vai apoiar a comercialização de produtos da reforma agrária para o turismo no Rio Grande do Norte

Projeto Pra TU no Rio Grande do Norte

Projeto vai levar a produção de assentamentos ao setor turístico no Rio Grande do Norte

Idealizado para apoiar a participação dos assentados potiguares na comercialização de seus produtos ao setor turístico no Rio Grande do Norte, o Projeto Produtos da Reforma Agrária para o Turismo, o PRA TU, foi apresentado ao ministro Gilson Machado Neto. A exposição aconteceu durante audiência, dia 16 de agosto, na sede do Ministério do Turismo em Brasília (DF), com a presença do presidente do Incra, Geraldo Melo Filho, e do superintendente do instituto no estado, Marcelo Gurgel.

O objetivo do projeto é apoiar a entrada de produtos oriundos das 22 mil famílias registradas nos 286 assentamentos federais no estado na cadeia turística, por meio de um espaço apropriado para comercialização direta aos turistas e à população em geral na capital do estado.


A ideia foi construída pelo Incra, em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), por meio de Termo de Execução Descentralizada. O espaço físico para a instalação da Central de Comercialização é um prédio do Incra, localizado no bairro da Ribeira em Natal. O ponto é considerado ideal por ser um polo cultural, instalado em frente ao acesso principal do terminal de passageiros da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN), por onde embarcam e desembarcam diariamente os turistas em visita à capital via cruzeiros marítimos.

Desde junho de 2021, colaboradores do Incra e IFRN iniciaram a fase de pesquisas em campo, com mapeamento da cadeia produtiva dos assentamentos. As instituições estimam que o projeto vai impactar diretamente a realidade de cerca de cem mil pessoas.

Comercialização e gastronomia

O PRA TU irá comercializar a diversidade de produtos genuinamente provenientes dos assentamentos rurais do estado: queijos, mel, geleias, doces, castanha de caju, farinha, verduras, frutas, hortaliças, peças de artesanatos, entre outros.

O projeto prevê também um espaço gastronômico para pequenas refeições e/ou lanches onde a especialidade será a culinária potiguar, com os alimentos preparados em forno/fogão e bebidas elaboradas a partir da produção dos assentamentos: café, leite, sucos de frutas, água de coco, licores, batidas, caipirinha e a própria cachaça.

Capacitação

O PRA TU também prevê a realização de atividades de formação e capacitação dos beneficiários da reforma agrária, para que se familiarizem com o empreendedorismo e a forma correta de valorizar, precificar, expor e comercializar seus produtos. Nessa intenção, haverá um local apropriado para a realização de cursos, palestras, seminários, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude o nosso Blog.