Assentado potiguar busca alternativa de renda com criação de abelhas
José Vicente Filho possui cerca de 30 colmeias e já chegou a extrair mais de 200 kg de mel. Foto: Assessoria de Comunicação - Incra/RN
Uma família de agricultores do Assentamento José Coelho Silva, em Macaíba, região metropolitana de Natal, capital do Rio Grande do Norte, está apostando na criação de abelhas para ampliar a renda. Atualmente o assentamento tem na produção de mandioca o principal produto para comercialização.
O apicultor José Vicente Filho possui cerca de 30 colmeias das espécies Tiúba, Uruçú Nordestina, Uruçú Boca de Renda, Jandaíra, Jatí e Mosquitinho. Na última produção, em 2019, foram extraídos 200 kg de mel, o que rendeu um lucro de R$ 2,4 mil para a família.
"Sou muito feliz por fazer o que me dá prazer, apesar das dificuldades pela falta de chuvas, nós resistimos e insistimos nesse trabalho”, diz José Vicente. Ele relata que os filhos de outros beneficiários ajudam com as abelhas, o que gera renda para as demais famílias também.
Conforme o assentado, o ano de 2020 foi dedicado à manutenção do apiário, uma vez que sem volume de chuvas não houve produção de mel. Ainda com esperanças para este ano, o produtor afirma que hoje o litro de mel pode chegar a R $30,00.
CCU
O apicultor tem em mãos o Contrato de Concessão de Uso (CCU) da terra, o que possibilita que ele tenha acesso aos créditos destinados aos agricultores assentados. "Minha intenção é buscar também parcerias junto as universidades para expandir e estudar as abelhas, acredito no poder medicinal que o mel possui e isso deve ser aprimorado", finaliza.
Assessoria de Comunicação - Incra/RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ajude o nosso Blog.