Cuidados com o solo ajudam a manter a água e melhorar as pastagens no semiárido
A falta de cuidado com o meio ambiente e com as terras agrícolas tem gerado degradação dos solos e desertificação do semiárido, que é sua transformação gradativa em deserto. A principal causa de degradação das terras agrícolas é a erosão provocada pela água da chuva ou pela irrigação, que pode ter os efeitos reduzidos por meio de práticas de manejo e conservação do solo e da água.
Essas práticas evitam perdas de produção por erosão, garantem a fertilidade e mantém as características físicas do solo, reduzem custos na lavoura, antecipam o plantio para o início do período chuvoso, retém a umidade do solo, além de possibilitarem a colheita de forragens para os animais, entre outros benefícios.
Para tanto, as práticas de manejo e conservação mais usadas são adubação, calagem, cobertura do solo, rotação de culturas, cultivo em nível, plantio direto e terraceamento. Tudo isso e muito mais o agricultor pode ter como orientação, procurando ajuda de um técnico especialista ou orientação de entidades de assistência da sua região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ajude o nosso Blog.