quinta-feira, 26 de março de 2020

Março começa a mostrar efeitos da pandemia sobre o mercado de etanol, diz Unica

Relatório mostra retração de vendas do combustível hidratado em comparação com a safra passada

Até o final de abril, 198 usinas de cana devem estar em operação, de acordo com a Unica 
As vendas de etanol hidratado no mercado interno pelos produtores da região Centro-sul do Brasil caíram nos primeiros 15 dias de março em comparação com o mesmo período no ano passado. O volume comercializado foi de 690,96 milhões de litros, 16% a menos que no mesmo período em 2019, quando foram vendidos 820,88 milhões de litros.
A informação é da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), que atualizou, nesta quarta-feira (25/3), os números da safra 2019/2020, cujo calendário termina, oficialmente, no próximo dia 31.
A quantidade de etanol anidro vendida no mercado doméstico na primeira quinzena de março foi de 383,17 milhões de litros, 5,36% acima do registrado no mesmo período de 2019. Ao todo, foi comercializado um volume de 1,1 bilhão de litros de etanol, de acordo com a Unica. Do total, 1,07 bilhão foram direcionados para o mercado interno.

Na avaliação da entidade, março deve ser o mês em que o mercado começará a perceber os efeitos das medidas relacionadas ao controle da pandemia de coronavírus no Brasil. No relatório, a Unica informa, com base em dados preliminares do mercado, que o consumo de combustíveis do ciclo Otto teve um crescimento superior a 3% em fevereiro.
“Portanto, a retração esperada em decorrência das medidas para conter a disseminação da COVID-19 só deve ser observada a partir de março”, diz o relatório da entidade que representa as usinas do Centro-sul do Brasil.

Queda nos preços


O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) aponta queda de preços. Na média dos dias 16 e 20 de março, o indicador para o etanol hidratado fechou em R$ 1,6721 o litro, 13,97% a menos que na semana anterior.

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