Meteorologista explica 'nuvem rolo' que apareceu no interior do RN; veja imagens
Nuvem deixou moradores de Upanema e Caraúbas ficaram impressionados. Fenômeno é provocado por rajadas de ventos de aproximadamente 60 quilômetros por hora atuando em direções contrárias, segundo especialista.
Por G1 RN
Morador de Upanema registrou 'nuvem rolo' na cidade de Upanema, Oeste potiguar — Foto: Cedida
Moradores do interior do Rio Grande do Norte registraram um fenômeno natural que aconteceu nesta quinta-feira (21), nas cidades de Caraúbas e Upanema, Oeste potiguar. Trata-se de uma novem mais baixa e arredondada, que chamou a atenção das comunidades dos dois municípios. É a nuvem do tipo rolo.
De acordo com o meteorologista José Espínola, o fenômeno é mais comum nas regiões Sul e Sudeste do país. “A nuvem do tipo rolo forma uma espécie de rolo e se desloca horizontalmente. São nuvens que têm uma altura muito baixa. A base dela tem de um a dois quilômetros de altura e ela pode ter até mil quilômetros de extensão”, detalha.
Ainda segundo Espínola, a nuvem rolo é provocada por rajadas de ventos de aproximadamente 60 quilômetros por hora atuando em direções contrárias. “É uma combinação de ventos em altitudes diferentes e soprando também em direções contrárias. É o vento que dá essa configuração para ela”, acrescenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ajude o nosso Blog.