Atenção para o desperdício de alimentos no mundo
Dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) dão conta de que 46% do desperdício de alimentos no planeta ocorrem nas etapas de processamento, distribuição e consumo. Os outros 54% acontecem nas fases de manipulação pós-colheita e a armazenagem.O Brasil é o 10° colocado no ranking mundial de desperdício. Em nosso País, as perdas, por dia, são de 40 mil toneladas de alimentos, quantidade que daria para suprir aproximadamente 19 milhões de cidadãos diariamente ao longo de um ano, o mesmo que toda a população do Chile.
Para combater e conscientizar a população sobre a importância de evitar o desperdício, surgiu um projeto de esclarecimento e conscientização à população de autoria e execução da Iniciativa Nutrientes para a vida (NPV), cuja missão é esclarecer e informar a sociedade brasileira, com base em estudos científicos, sobre a importância e benefícios das boas técnicas de adubação na produção e qualidade de alimentos.
Os especialistas, como Valter Casarin, também dizem que o suprimento insuficiente de nutrientes no solo pode desencadear debilidades no desenvolvimento de plantas, legumes, frutos e folhas. Isso, por consequência, tem impacto direto na qualidade do alimento e no aumento dos índices de desnutrição humana. Já o nutrólogo e cardiologista Daniel Magnoni, diz que isso tem impacto importante inclusive na saúde pública, pois a desnutrição possui peso relevante nas estatísticas de doenças e mortalidades
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ajude o nosso Blog.