- Home
- Mercado
- Exposições e Leilões
- Feira Livre
- Receitas
- Turismo
- Vinhos e CachaçasGaleria de Fotos
Alimento para caprinos e ovinos no período de escassez de pasto nativo
No período de chuva os criadores de caprinos e ovinos se despreocupam quanto a alimentação do rebanho. Mas é no período de poucas chuvas que aparecem os grandes desafios dos criadores na região semiárida do Brasil. Se no período chuvoso há abundância de oferta de forragem na vegetação nativa, durante a estiagem essa oferta se restringe em virtude da pouca variedade e diminuição da qualidade. Uma das alternativas indicadas pela Embrapa Caprinos e Ovinos é a ensilagem, técnica para a produção de forragem conservada.
O criador deve fazer a ensilagem no período chuvoso para oferecer aos animais durante a época seca. Em alguns estados do Nordeste as chuvas já estão diminuindo, mas nas regiões de Sergipe, Alagoas e Bahia, onde as chuvas começam mais tarde, ainda é tempo de preparar essa reserva de alimentos.
As melhores forrageiras para ensilagem são aquelas com elevado teor de açúcares solúveis, como o milho e o sorgo. Os capins não são indicados para essa finalidade, com exceção do capim-elefante que tem um teor de carboidratos solúveis e por isso gera silagem de boa qualidade. Embora as leguminosas não sejam adequadas para serem ensiladas isoladamente, elas podem compor silagens de milho, sorgo ou capim-elefante para melhorar o valor proteico. Os especialistas sugerem adicionar até 20% de leguminosas ou de cana picada, o que também ajuda a melhorar as condições de fermentação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ajude o nosso Blog.