Angus
Venda de sêmen Angus cresce 28% no Brasil
Expansão registrada na Angus supera o desempenho do mercado nacional de sêmen para pecuária de corte
As vendas de
sêmen Angus no Brasil fecharam 2018 em total de 4.944.288 doses, alta de
28,3% em relação ao comercializado em 2017, quando a raça respondeu por
3.853.398 unidades. Os dados foram apurados pela Associação Brasileira
de Inseminação Artificial (Asbia) e divulgados nesta terça-feira (26/3)
pelo gerente de fomento da Associação Brasileira de Angus, Mateus
Pivato, durante apresentação sobre a pecuária brasileira no Secretariado
Mundial de Angus, em Punta del Este, Uruguai. A expansão registrada na
Angus supera o desempenho do mercado nacional de sêmen para pecuária de
corte, que registrou crescimento de 19,2% e atingiu a marca de 9,62
milhões de doses comercializadas entre todas as raças. Sozinha, a Angus
responde por 51% de todo esse volume. “Os números confirmam que a Angus
vem puxando a expansão do uso de sêmen de alta qualidade nos rebanhos
brasileiros. E, mais que isso, vem agregando qualidade ao gado e à carne
que produzimos”, pontuou.
Em sua explanação, realizada durante fórum
internacional que contou com a presença de mais de 20 países, Pivato
ainda apresentou o novo projeto de genômica que será implementado no
Brasil em 2019. “Nossa ideia é ter 2 mil animais genotipados este ano
para começar a utilização da genômica no Brasil e, com isso, aproveitar
de forma mais eficiente todo o potencial de nossos reprodutores”. No
médio prazo, acrescentou ele, a genômica será utilizada para a seleção
de características de difícil mensuração, como a resistência ao
carrapato e a eficiência alimentar.
Reunido com dirigentes internacionais, o
presidente Nivaldo Dzyekanski acompanhou os debates sobre a expansão da
Angus ao redor do mundo. Para ele, os investimentos em genética trazem
reflexo direto na mesa dos consumidores e na qualidade da carne e
trabalhar junto aos países que também se dedicam à raça é salutar a
todos. “A Associação Brasileira de Angus é uma organização comprometida
com a qualidade da pecuária brasileira, mas, acima de tudo, com a
qualidade do alimento que chega à mesa do consumidor”, frisou o
dirigente que reuniu-se com membros da Confederação Latinoamericana de
Países Produtores de Angus (Colappa).
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