Cuidados no plantio da banana ajuda o produtor a ter mais lucro
A banana é a segunda fruta mais consumida no Brasil, perdendo apenas para a laranja. Na região Norte, essa fruta possui grande importância econômica e social, sendo o segundo produto agrícola da região, logo após a mandioca, sendo fonte de nutrientes para as famílias carentes do Amazonas, mas ela também é indispensável em outras regiões.A equipe da Embrapa Amazônia Ocidental recomenda um manejo adequado da cultura da banana, para evitar, por exemplo, a incidência da sigatoka-negra, considerada a praga mais grave da cultura e que, no Brasil em 1998, causou grandes prejuízos aos produtores, que chegaram a perder até 100% da produção.
Tratos culturais inadequados podem provocar baixa produtividade e infestação por doenças e pragas que afetam o desenvolvimento das plantas. A baixa produtividade dos bananais também decorre da falta de planejamento. O produtor precisa saber o tempo certo de plantar, de adubar, fazer o desperfilamento e até mesmo o modo adequado de colher.
Nota do Blog: O município de Ipanguassú é considerado hoje, o maior produtor da banana no RN. Muitos pequenos e médios produtores rurais, abandonaram as suas culturas tradicionais para plantar banana. Grandes grupos nacionais e multinacionais, se instalaram no município e hoje, Ipanguassú é considerado a Capital da Banana
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ajude o nosso Blog.