Um mapa completo das variedades de cana cultivadas no Brasil
O trabalho foi realizado pelo Instituto Agronômico – IAC – e será apresentado hoje a partir das 9h, no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto, interior paulista. Este é o maior censo varietal de cana-de-açúcar já realizado no Brasil. O Censo Varietal IAC, feito pelo Programa Cana IAC, levantou quais são as variedades plantadas em 6,1 milhões de hectares na região Centro-Sul do Brasil. O censo representa uma prestação de serviço a esse importante setor do agronegócio brasileiro, possibilitando adoções de estratégias que ampliem, por exemplo, a segurança biológica em áreas canavieiras.O objetivo do trabalho é mostrar para as empresas os riscos biológicos existentes na concentração varietal e também estimular os produtores a adotarem novas tecnologias varietais de maneira mais dinâmica.
O levantamento, iniciado em maio de 2016 e concluído em novembro, resultou em uma base de informação que é única no Brasil, segundo o pesquisador e líder do Programa Cana IAC, Marcos Guimarães de Andrade Landell. Os dados foram pesquisados junto a 217 unidades de produção, situadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Tocantins e Espírito Santo.
A finalidade do Censo Varietal IAC é levantar informações de áreas de variedades, por estágio de corte, em todas as unidades produtoras de cana-de-açúcar, incluindo usinas, destilarias e associações de fornecedores do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ajude o nosso Blog.