segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Projeto Segunda Água leva capacitação a produtores em Carnaúba dos Dantas


EMATER/Carnaúba dos Dantas

A Emater-RN realizou na última quinta-feira (29) uma oficina sobre renques e barramentos, destinada a agricultores beneficiados pelo Projeto Segunda Água, no Sítio Pedra Branca, município de Carnaúba dos Dantas.
 
O evento contou com a presença de 10 produtores, de 10 localidades diferentes (Sítios Salitre, Lajedo, Ermo, Picotes, Pedra Banca, Xique-Xique, Pinturas, Currais, Carnaúba e Boa Sorte).
 
Os participantes aprenderam, em momentos de teoria e prática, como construir renques e barramentos, tecnologias que ajudam a frear a erosão do solo, permitindo a retenção da matéria orgânica - o que favorece a fertilidade dos terrenos.
 
As orientações foram repassadas pelo facilitador Cleiton José de Oliveira, extensionista rural da Emater-RN. Participou da organização, também, a engenheira florestal e assessora regional de convivência com o semiárido em Currais Novos, Ana Maria Cordeiro.
 
PROJETO SEGUNDA ÁGUA
 
O Projeto Segunda Água tem como objetivo promover a conservação, preservação e reconstituição dos agroecossistemas naturais, através da construção de Unidades Técnicas Demostrativas (UTDs) como barragens subterrâneas, renques, barramentos assoreadores, cacimbões, hortas e pomares.
 
Com suas ações em prol da revitalização do meio ambiente nativo, o Segunda Água possibilita o desenvolvimento econômico, social e ambiental dos agricultores familiares, de maneira sustentável.
 
RENQUES EM CONTORNO
 
Os renques são implantações simples, realizadas em nível e com espaçamento determinado pela declividade do terreno. Servem como balizadores para realizar plantio em curva de nível.
 
Os renques diminuem o escoamento superficial das águas da chuva, enriquecendo o solo pelo acúmulo de matéria orgânica e, assim, reduzindo a erosão, possibilitando a regeneração da vegetação nativa.
 
BARRAMENTO ASSOREADOR
 
O barramento é uma tecnologia feita com pedras arrumadas de forma transversal ao leito de pequenos riachos, que ajuda a conter a erosão causada pela água das enxurradas, através do acúmulo de solo fértil e matéria orgânica.
 
O barramento evita a formação de voçorocas (fenômenos geológicos que consistem na formação de grandes buracos de erosão causados pela água da chuva e intempéries em solos onde a vegetação não protege mais o solo, que fica cascalhento e suscetível de carregamento por enxurradas) e permite a composição do solo para plantio de culturas alimentícias, ou mesmo regeneração da vegetação nativa nas margens dos riachos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude o nosso Blog.