Presidente do IBGE pede apoio do Mapa para realização do censo agropecuário 2017
Paulo Rabello de Castro tratou do assunto durante reunião com Blairo Maggi
Rabello (à esq. de Blairo): censo exige mais de 82 mil pesquisadores (Antonio Araujo)
O censo agropecuário 2017 foi o tema da reunião do ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) com o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Paulo Rabello de Castro, nesta quarta-feira (5). Durante a audiência, foi discutida a importância da coleta de dados para transformar as estatísticas do IBGE em planejamento para a agropecuária.
Realizado a cada cinco anos, o último censo agropecuário ocorreu entre 2006 e 2007, juntamente com o censo demográfico.
O presidente do IBGE destacou a importância do levantamento, que também é feito em países como Estados Unidos, Austrália e Canadá, e pediu apoio ao ministro para garantir recursos para o censo. “A realização de um censo é uma verdadeira operação de guerra. São necessários mais de 82 mil funcionários temporários”, disse Rabello.
Blairo Maggi reconheceu a necessidade da atualização dos dados para os programas de apoio aos produtores e se comprometeu em ajudar. A partir do censo agrícola, é possível detectar problemas de conservação e preservação ambiental; áreas de conflitos; inventariar as riquezas agrícolas do país; saber o número de empregos gerados pelo setor e projetar a infraestrutura para o escoamento da produção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ajude o nosso Blog.