Para conhecer as características de vacas que produzem mais leite e por longo tempo
Um trabalho incansável de pesquisadores reuniu conhecimento e experiência para entender os sinais que podem levar uma vaca a produzir mais e por mais tempo. Com todas as informações reunidas, muitos produtores e especialistas em rebanho leiteiro passaram a conhecer melhor as características de uma vaca leiteira moderna e longeva. Um estudo realizado no Canadá – entre 2003 e 2007 – com base nos dados de classificação e produção da Holstein Canadá, deu uma visão mais clara de quais são as características lineares mais comuns nas vacas longevas canadenses, onde é destacado, principalmente, os traços de sistema mamário e depois pernas e pés.Dentre as 25 características lineares avaliadas nas vacas, entre elas o sistema mamário, pernas e pés, força leiteira e garupa, existem cinco delas que mais impactam na vida produtiva dos animais. No sistema mamário as mais importantes são: úbere anterior; textura de úbere; profundidade de úbere; ligamento central e altura de úbere posterior. Outras características de grande importância na longevidade são: pernas vista posterior; qualidade óssea; locomoção do animal; pernas vista lateral; e profundidade talão. As características de menos importância são: largura de peito; estatura; colocação de tetos posterior; colocação coxofemoral e comprimento tetos.
Para o produtor entender e reconhecer uma vaca longeva precisa identificar as seguintes características:
- Úberes anteriores bem inseridos, com muita textura e irrigação e máximo de profundidade na altura do jarrete, que é a musculatura posterior da coxa, na quarta ou quinta lactação, com ligamento central bem demarcado e forte;
- As pernas e patas devem caminhar paralelamente nos seus aprumos, com uma visão posterior de ossatura bem plana, evitando assim, lesões de jarrete ou derrames nos mesmos.
- A estrutura corporal deve ser de estatura mediana – com 145cm na garupa – e não muito grande, isto é, para uma vaca holandesa de peso médio – entre 650 e 680kgs – na idade adulta em terceira lactação.
Todos estes traços de morfologia estão relacionados diretamente aos índices de vida produtiva. Portanto, ao escolher o grupo de touros para melhoramento genético de sua propriedade, selecione aqueles com altos desvios para úbere anterior, textura de úbere e ligamentos central com patas paralelas na visão posterior e bons escores de locomoção. Este é o segredo para aumentar a vida útil de suas vacas e ter mais rentabilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ajude o nosso Blog.