quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Emater realiza oficina sobre silagem e palma forrageira em Carnaúba dos Dantas


EMATER/Currais Novos
Evento orientou produtores sobre cultivo resistente à Cochonilha do Carmim

No último dia 28 de julho a Emater realizou oficina sobre produção de silagem e plantio de palma forrageira resistente à Cochonilha do Carmim no Sítio Garrotes, zona rural de Carnaúba dos Dantas. A capacitação foi promovida em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Rio Grande do Norte (STTR-RN).
O evento teve como objetivo prestar orientação aos agricultores a respeito da produção de silagem da palma gigante e da variedade irrigada (ou de sequeiro), como forma de conservação da forragem para alimentação animal. O plantio em muitas propriedades do Estado tem sofrido com o ataque da Cochonilha do Carmim, inseto utilizado na produção de corante (carmim) cuja criação escapou do controle e tornou-se prejudicial ao cultivo.
A oficina foi ministrada pelo extensionista rural Nilton Oliveira, da Regional da Emater em Currais Novos, e contou com o apoio da engenheira florestal e assessora regional de convivência com o semiárido, Ana Maria Cordeiro. Na programação, atividades teóricas e práticas sobre plantio, corte das raquetes, espaçamento, solo, irrigação e ensilagem.
Cochonilha do Carmim
A Cochonilha do Carmim (Dactylopius coccus) tem se tornado uma praga importante para a cultura da palma forrageira em alguns municípios da região do Seridó do RN. Em Carnaúba dos Dantas foram localizadas, em alguns sítios (Garrotes, Salitre, Picotes), plantações de palma atacadas pelo inseto.
Essa praga tem grande poder de multiplicação e disseminação e pode causar danos severos e irreversíveis ao plantio de palma forrageira, provocando graves consequências socioeconômicas para os produtores e a região na qual estão inseridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude o nosso Blog.