É uma ciência que fornece os princípios ecológicos básicos para o estudo e tratamento de ecossistemas tanto produtivos quanto preservadores dos recursos naturais, e que sejam culturalmente sensíveis, socialmente justos e economicamente viáveis, proporcionando assim, um agroecossistema sustentável. A abordagem agroecológica da produção busca desenvolver agroecossistemas com uma dependência mínima de insumos agroquímicos e energéticos externos.
Quais são os princípios básicos da Agroecologia?
1. Conservar e ampliar a biodiversidade dos ecossistemas tendo em vista o estabelecimento de numerosas interações entre solo, plantas e animais, ampliando a auto-regulação do agroecossistema da propriedade.
2. Assegurar as condições de vida do solo que permitam a manutenção de sua fertilidade e o desenvolvimento saudável das plantas, por meio de práticas como:
- Cobertura permanente do solo (viva ou mülching)
- Adubação verde,
- Proteção contra os ventos,
- Práticas de conservação do solo (controle da erosão),
- Rotação de culturas,
- Consorciação de culturas,
- Cultivo em faixas, entre outras.
4. Assegurar uma produção sustentável das culturas sem utilizar insumos químicos que possam degradar o ambiente, fazendo uso da adubação orgânica, de produtos minerais pouco solúveis (fosfato de rocha, calcário, pó de rocha, etc) e de um manejo fitossanitário que integre as práticas culturais, mecânicas e biológicas para o controle de pragas e doenças.
5. Diversificar as atividades econômicas da propriedade, buscando a integração entre elas para maximizar a utilização dos recursos endógenos e assim diminuir a aquisição de insumos externos à propriedade.
6. Favorecer a auto-gestão da comunidade produtora respeitando sua cultura e estimulando sua dinâmica social.
Existe alguma linha de crédito para apoiar a transição agroecológica?
Sim, o PRONAF AGROECOLOGIA: crédito para unidades familiares de produção que desejam ingressar na produção orgânica ou iniciar a transição agroecológica da propriedade. Mais informações no site do Ministério do Desenvolvimento Agrário - http://www.mda.gov.br/ ou na Casa da Agricultura de seu município.
Como os consumidores podem contribuir para o avanço da agricultura agroecológica?
Divulgando, aos seus amigos e parentes, como o sistema agroecológico produz alimentos saudáveis e com alto valor biológico, que muito contribuem para uma ótima saúde do consumidor, ao mesmo tempo em que recupera e conserva os recursos naturais e promove o desenvolvimento sustentável da comunidade rural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ajude o nosso Blog.