Cento e cinqüenta e seis trabalhadores rurais assentados estão formados na primeira turma do curso superior em licenciatura plena em Pedagogia da Terra. A colação de grau será nesta sexta-feira (18). A solenidade está marcada para às 19h, no Ginásio de Esportes Jerônimo Vingt Rosado Maia, no Campus Universitário Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), em Mossoró (RN).
O superintendente regional do Incra em exercício, Mário Moacir de Almeida, acompanha a cerimônia junto ao reitor da Uern, professor Milton Marques de Medeiros. O paraninfo será o professor Francisco José de Carvalho, coordenador do Projeto Pedagogia da Terra.
O curso, com carga horária de 3.270 horas-aula, é uma iniciativa do Programa Nacional de Educação para Reforma Agrária (Pronera) do Incra. A grade curricular incluiu disciplinas com temas relacionados à licenciatura plena em pedagogia e ao meio rural. Os estudantes assistiram aulas presenciais no Campus da Uern e no Centro de Treinamento Libânia Lopes Pessoa, em Mossoró. As aulas foram concluídas em janeiro deste ano com a apresentação da monografia de final de curso, cujo tema foi Pedagogia e o Meio Rural.
Agentes multiplicadores
Os formandos são trabalhadores rurais de 60 assentamentos da reforma agrária e de dez municípios dos Territórios da Cidadania do Açu/Mossoró e Sertão do Apodi que atuarão, nos assentamentos onde moram, como agentes multiplicadores do conhecimento adquirido na universidade. Para Almeida, a presença de pedagogos em assentamentos será muito importante para o desenvolvimento da educação nas comunidades. “Eles irão contribuir para o aprendizado das crianças, adolescentes e, também, dos adultos”, disse.
O superintendente regional do Incra em exercício, Mário Moacir de Almeida, acompanha a cerimônia junto ao reitor da Uern, professor Milton Marques de Medeiros. O paraninfo será o professor Francisco José de Carvalho, coordenador do Projeto Pedagogia da Terra.
O curso, com carga horária de 3.270 horas-aula, é uma iniciativa do Programa Nacional de Educação para Reforma Agrária (Pronera) do Incra. A grade curricular incluiu disciplinas com temas relacionados à licenciatura plena em pedagogia e ao meio rural. Os estudantes assistiram aulas presenciais no Campus da Uern e no Centro de Treinamento Libânia Lopes Pessoa, em Mossoró. As aulas foram concluídas em janeiro deste ano com a apresentação da monografia de final de curso, cujo tema foi Pedagogia e o Meio Rural.
Agentes multiplicadores
Os formandos são trabalhadores rurais de 60 assentamentos da reforma agrária e de dez municípios dos Territórios da Cidadania do Açu/Mossoró e Sertão do Apodi que atuarão, nos assentamentos onde moram, como agentes multiplicadores do conhecimento adquirido na universidade. Para Almeida, a presença de pedagogos em assentamentos será muito importante para o desenvolvimento da educação nas comunidades. “Eles irão contribuir para o aprendizado das crianças, adolescentes e, também, dos adultos”, disse.
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