Algumas dicas para escolher um bom azeite e preparar refeições saborosas
O uso do azeite nos diversos tipos de pratos faz toda a diferença. Por isso é importante que sejam utilizados nas saladas, massas, sopas, molhos, pães, entre outros, azeites de qualidade para realçar o sabor de cada prato. O problema é dar ao consumidor alternativas e conhecimento para usar na hora da compra, e facilitar a escolha entre o bom, o azeite de média qualidade e o azeite da baixa qualidade. Muitos priorizam os preços baixos e acabam saindo em desvantagem. Para ajudar o consumidor, a Pilar, marca de massas e biscoitos da M. Dias Branco, dá dicas importantes:1 – Veja na embalagem a origem do produto. Se for italiano, o sabor é mais suave e delicado, muitas vezes adocicado. Os espanhóis, por sua vez, tendem a ser mais picantes e amargos.
2- Costuma-se dizer que os azeites envelhecidos são os melhores, mas não se deixe enganar! Quanto mais velho, menos propriedades originais ele terá.
3 – As cores podem variar do amarelo ao esverdeado, porém isso não interfere na qualidade.
4 – Em termos de saúde, o melhor é o extra virgem, pois contém baixo nível de acidez. Em seguida vem o virgem e o normal.
5 – Ao servir com carnes brancas e legumes, escolha um azeite mais suave. Carnes vermelhas e bacalhau, por outro lado, merecem um mais forte.
6 – Que tal criar novos sabores? Experimente temperar com alho, alecrim, manjericão ou o que preferir, dando um toque pessoal
Nenhum comentário:
Postar um comentário