Governo atende pleito da CNA e das Federações da Agricultura
Sindicato Patronal de Lajes
 
 
 
 O  Governo federal atendeu a um pedido da Confederação da Agricultura e  Pecuária do Brasil (CNA) e das Federações da Agricultura e autorizou a  renegociação de dívidas de pequenos e médios agricultores dos estados do  Nordeste, além de prorrogar o prazo para quitação desses débitos até 29  de março de 2013. 
Com  a confirmação do Governo federal, os produtores que procurarem os  bancos até esta data poderão ter rebate de até 60% sobre o saldo  devedor, dependendo das condições do contrato. “Muitos produtores não  conseguiram apresentar o pedido às instituições bancárias no ano passado  e por isso foi preciso redefinir uma nova data”, afirmou o presidente  da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec), Flávio Saboya,  referindo-se ao prazo inicial de 30 de novembro de 2011.
A  regra, prevista na Lei 12.599/2012, publicada na edição de  segunda-feira (26) do Diário Oficial da União, vale para operações  lastreadas em recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do  Nordeste (FNE), fontes mistas, operações efetuadas com risco da União e  aquelas com recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da  Agricultura Familiar (Pronaf) dos produtores do Nordeste. “Por meio da  mesma lei, o Governo federal também suspendeu as execuções judiciais e  dos respectivos processos judiciais. Agora, os nossos produtores devem  se encaminhar aos bancos e procurar a suspensão dessas execuções”,  ressaltou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio  Grande do Norte (Faern), José Álvares Vieira.  
Operações de crédito rural
O  Governo também permitiu a individualização das operações de crédito  rural individuais, grupais ou coletivas do Pronaf por um período  adicional de cinco anos (contratos feitos entre 2006 e 2011). Na  prática, a regra permite que um agricultor associado a uma cooperativa  renegocie sua dívida separadamente. 
De  acordo com o presidente da Faern, José Vieira, a lei terá abrangência  para todos os nove Estados do Nordeste (área do polígono das secas),  além do norte de Minas Gerais e Espírito Santo. “Acredito que fizemos a  nossa parte. Tanto a CNA como as Federações da Agricultura, lutaram  muito para que esse pedido de tornasse realidade. E agora ele é. Com  isso, mostramos aos nossos inúmeros produtores rurais que a união de  nossa classe é o que faz a diferença”, finalizou Vieira.





 
  O velho trabalho de cuidar da terra para o plantio vem perdendo cada vez mais espaço no interior
O velho trabalho de cuidar da terra para o plantio vem perdendo cada vez mais espaço no interior
 Por  volta de 1h da madrugada deste sábado, 17, a Fazenda Triunfo,  localizada a 12 quilômetros de Caicó, teve o curral de ovelhas da raça  “Morada Nova” invadido e um dos animais foi abatido a tiros, justamente  um reprodutor do rebanho (foto: Jair Sampaio). O caseiro acionou a  Polícia Militar que foi ao local, mas não encontrou os suspeitos do  crime.
Por  volta de 1h da madrugada deste sábado, 17, a Fazenda Triunfo,  localizada a 12 quilômetros de Caicó, teve o curral de ovelhas da raça  “Morada Nova” invadido e um dos animais foi abatido a tiros, justamente  um reprodutor do rebanho (foto: Jair Sampaio). O caseiro acionou a  Polícia Militar que foi ao local, mas não encontrou os suspeitos do  crime. O  deputado Fábio Dantas fez hoje um apelo ao governo do Estado para que  tome providência para pagamento dos produtores que participam do  Programa do Leite. Ele disse que tem recebido reclamações dos  participantes do programa que o pagamento está com seis semanas de  atraso.
O  deputado Fábio Dantas fez hoje um apelo ao governo do Estado para que  tome providência para pagamento dos produtores que participam do  Programa do Leite. Ele disse que tem recebido reclamações dos  participantes do programa que o pagamento está com seis semanas de  atraso.